O deputado federal Jean Wyllys (PSOL) usou sua página oficial no Facebook, na noite desta segunda-feira (9), para informar que nos bastidores da Câmara, o assunto mais comentado do dia foi a ordem ao jornalismo da TV Globo para que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) fosse poupado em reportagem sobre a Operação Lava Jato.
Segundo Wyllys, “hoje houve boatos nos corredores e no cafezinho da Câmara de que teria vazado e-mail de um executivo de um conglomerado de comunicação de massa orientando editores de jornais e telejornais do conglomerado a excluírem, das matérias sobre a Lava Jato e a corrupção na Petrobras, todas as referências a FHC e ao PSDB, ou seja, ao fato de que o esquema de corrupção na estatal começou durante os governos tucanos. A Câmara estava em polvorosa, ainda que ninguém tivesse o tal e-mail em mãos”, relatou.
O teor do e-mail com a orientação consta no artigo “A estratégia de Dilma para a guerra da comunicação: ‘virem-se'”, assinado pelo jornalista Luis Nassif, no último domingo (8).
“Ontem, a diretora da Central Globo de Jornalismo, Silvia Faria, enviou um e-mail a todos os chefes de núcleo com o seguinte conteúdo:
Assunto: Tirar trecho que menciona FHC nos VTs sobre Lava a Jato
Atenção para a orientação
Sergio e Mazza: revisem os vts com atenção! Não vamos deixar ir ao ar nenhum com citação ao Fernando Henrique.
O recado se deveu ao fato da reportagem ter procurado FHC para repercutir as declarações de Pedro Barusco – de que recebia propinas antes do governo Lula.”
Luiz Nassif online