O Banco de Alimentos de Sorocaba forneceu 884 toneladas de alimentos em 2014. A distribuição de alimentos beneficia 110 entidades, atingindo cerca de 15 mil pessoas de Sorocaba e região.
O Banco recebe doações de permissionários do Ceagesp, de alguns super e hiper mercados e desde 2013 participa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal.
Pelo PAA 70 entidades socioassistenciais são atendidas semanalmente. A assistente social do Banco de Alimentos, Meire Elen Rodrigues, explica que os alimentos são provenientes da agricultura familiar, entregues ao Banco através de seis cooperativas de Sorocaba e região. “O governo federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), paga a produção diretamente aos produtores, os quais estão organizados em cooperativas e inscritos no Programa”, conta.
Entre as entidades atendidas está a Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba (AMAS), que retira às terças e quintas o equivalente a 100 refeições por dia. A assistente administrativo da AMAS, Simone Silva, explica que “os alimentos fornecidos pela prefeitura não são suficientes, então complementamos com os do Banco, que são frutas, hortaliças e às vezes também, arroz, feijão e materiais de limpeza”.
Ampliação do PAA
Segundo o Presidente do Banco de Alimentos Tiago Almeida do Nascimento, está prevista para este ano uma parceria entre o Banco de Alimentos e a Secretária de Desenvolvimento Social (Sedes) para distribuição de alimentos, em especial os fornecidos pelo PAA, do governo federal, a 600 famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O Programa de Aquisição de Alimentos contribuiu com o fortalecimento da agricultura familiar da região, através de cooperativas, como a Cooperativa de Apicultores de Sorocaba e Região (COAPIS), que entrega no Banco de Alimentos de 9 a 16 toneladas por semana. “São 45 produtos diferentes, de frutas, legumes, hortaliças e mel, de 149 produtores cadastrados”, conta o vice-presidente da Coapis, Alcindo Alves. Cada produtor recebe do governo federal o benefício de R$ 8 mil por projeto.
O Banco de Alimentos é uma parceria entre o Ceagesp, a Escola técnica Rubens de Farias e o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.