Busca
Busca
Saúde

Comissão de Saúde constata falta de médicos no Centro de Saúde do Maria Eugênia

O presidente da comissão, vereador Izídio de Brito (PT), irá encaminhar relatório à Secretaria de Saúde cobrando uma solução para a falta de médicos na unidade

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Usuários da UBS Maria Eugenia sofrem com falta de médicos

Usuários da UBS Maria Eugenia sofrem com falta de médicos

A falta de clínicos gerais no Centro de Saúde do Jardim Maria Eugênia motivou uma visita da Comissão de Saúde da Câmara Municipal à unidade na manhã desta sexta-feira, 16. O presidente da comissão, vereador Izídio de Brito (PT), acompanhado por sua assessoria, chegou ao Centro de Saúde às oito horas, quando conversou com pacientes que aguardavam atendimento e constatou que duas médicas pediram demissão da unidade e um médico está em férias.

O vereador já havia recebido reclamações de usuários sobre a ausência de clínicos gerais no Centro de Saúde do Jardim Maria Eugênia e comunicou o problema à Secretaria de Saúde. “Como continuamos a receber o mesmo tipo de reclamação, resolvemos visitar a unidade, em nome da Comissão de Saúde, para verificar as razões do problema, que já extrapola as dificuldades de atendimento médico que costumam ocorrer nos finais de ano”, afirma Izídio de Brito.

Em conversa com a coordenação da unidade de saúde e também com a coordenação regional das unidades de saúde da Zona Oeste, o vereador foi informado que, para cobrir a lacuna deixada pelos profissionais que pediram demissão, têm sido requisitados, quando possível, médicos de outras unidades de saúde da região, o que não é suficiente para atender a demanda. “Esse é um problema sério, porque a função de uma unidade básica de saúde é fidelizar o atendimento. É importante ter um médico fixo para que ele possa conhecer e acompanhar o paciente, gerando uma relação de confiança entre ambos”, argumenta Izídio de Brito.

Segundo os próprios usuários do serviço, a falta de médicos faz com que muitos pacientes desistam de procurar a unidade de saúde, que está localizada numa região de muito crescimento nos últimos anos. O Centro de Saúde do Jardim Maria Eugênia atende pacientes oriundos de vários bairros, como Jardim das Flores, Novo Horizonte, Pacaembu, Nova Ipanema, Nápoles, Horto Florestal, Cedrinho, Santa Rosa e Santo Amaro. Os munícipes também relatam casos de desacato a funcionários da unidade devido à falta de atendimento médico.

Durante a visita do vereador, diversos pacientes se queixaram da dificuldade para conseguir uma consulta médica com um clínico geral e até para trocar receitas de remédios de uso continuado, como relatou um munícipe, cuja esposa toma um grande número de medicamentos do gênero. Por sua vez, a paciente Maria Joana da Silva contou que aguarda há três anos por uma cirurgia de pequeno porte na unidade de saúde.

O vereador Izídio de Brito reconheceu o esforço dos co-ordenadores da unidade de saúde para resolver o problema da falta de médicos, mas enfatizou que a Secretaria de Saúde precisa tomar providência para normalizar o atendimento, se necessário, designando diretamente médicos para a unidade. O vereador irá elaborar um relatório da visita, que será encaminhado ao secretário de Saúde, Wagner Guerreiro, e ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio. Izídio de Brito também irá participar de uma reunião que será realizada na Uniten, na terça-feira, 20, às 18h30, com o secretário de Saúde e o conselho gestor do Centro de Saúde do Jardim Maria Eugênia, para discutir os problemas da unidade de saúde.

tags
Izídio de Brito mossisão de saúde da camara municipal de sorocaba saúde trabalho
VEJA
TAMBÉM