Os trabalhadores da empresa Metso, nas unidades Equipamentos e Fundição, em Sorocaba, conquistaram na tarde desta quinta-feira, dia 11, reajuste salarial. A assembleia de aprovação aconteceu nas duas plantas da fábrica.
A proposta aprovada pelos metalúrgicos, durante assembleia, foi de 8%, equivalente a reposição da inflação (6,35%) e mais 1,55% de aumento real nos salários.
Nas empresas onde ainda não houve propostas de aumento real, os metalúrgicos estão se mobilizando para garantir a conquista. Porém, caso os acordos não sejam fechados com todas as fábricas ainda este ano, o SMetal continuará negociando em janeiro para que todos os trabalhadores conquistem o reajuste salarial.
Cerca de 1.600 pessoas trabalham nas duas unidades da Metso, instalada em Sorocaba. A Equipamentos fica na avenida Independência, 2500, no bairro Iporanga. Enquanto a Fundição está localizada na avenida Fernando Stecca, 5501, no bairro Iporanga.
Negociação por empresa
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal) estão negociando a campanha salarial por empresa, após constatar que não havia previsão de avanços nas negociações estaduais da categoria. Desde o primeiro mandato do ex-presidente Lula os metalúrgicos vêm conquistando aumento real de salários em toda data-base (1º de setembro).
“A própria Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) orientou os sindicatos filiados a partirem para a negociação por empresa, pois os representantes estaduais dos patrões estavam emperrando o diálogo e se limitavam a oferecer, no máximo, a reposição da inflação”, explica o presidente Ademilson Terto da Silva.