Busca
Busca
Dia de Promoção

Black Friday exige cuidado para consumidor não cair em golpes

O consumidor que comprar hoje na Black Friday deve tomar uma série de cuidados para não cair em armadilhas

Jornal Cruzeiro do Sul
ALDO V. SILVA
As lojas estão anunciando o dia de promoção desde o início do mês

As lojas estão anunciando o dia de promoção desde o início do mês

O consumidor que comprar hoje na Black Friday deve tomar uma série de cuidados para não cair em armadilhas. A tradição norte-americana do dia de promoção, para as lojas eliminarem os estoques antes do Natal, vem se consolidando no Brasil nos últimos anos. No início, era restrito ao comércio eletrônico, mas ganhou espaço no comércio em geral, incluindo grandes redes varejistas.

Em Sorocaba, a “Sexta-feira Negra” (tradução de Black Friday) vinha sendo anunciada por lojas e hipermercados desde o início do mês, com a promessa de descontos “arrasadores”. Se realmente forem boas ofertas, é uma oportunidade para aproveitá-las. Os órgãos de defesa do consumidor alertam para precauções que se deve tomar a fim de não ser vítima de golpes, principalmente pela internet, e não ser enganado por falsas promoções.

Segundo o diretor do Procon municipal, de Sorocaba, Domingos Paes Vieira Filho, a data vem se firmando no Brasil e o fato do comércio realmente aplicar os descontos prometidos é uma boa oportunidade para as empresas aumentarem as vendas, num ano de recuo ou estagnação no faturamento.

Vieira orienta o consumidor para, antes de decidir pela compra, verificar se precisa mesmo daquele produto, evitando agir por impulso. Depois, se tem condições de pagar e se não vai comprometer seu orçamento. Só então, depois de analisadas essas duas questões principais, o consumidor deve constatar se a oferta realmente é vantajosa, comparando preços em sites ou lojas. Também deve pesquisar a idoneidade da empresa que está vendendo.

A comercialização de produtos e serviços em loja física ou on-line deve seguir as determinações do Código de Defesa do Consumidor (CDC), avisa o diretor do Procon municipal. Nas compras pela internet, existe prazo de sete dias, do recebimento da mercadoria, para o arrependimento, em que o consumidor pode cancelar o negócio, sem ter que pagar qualquer valor. Em caso de defeito, a loja virtual tem prazo de 30 dias para solucionar o problema. Ao efetuar a compra, é importante salvar ou imprimir confirmação de pedido, comprovante de pagamento e até anúncios.

Cuidado com o Golpe

O diretor do Procon municipal aconselha as pessoas a desconfiar de preços muito baixos do comércio eletrônico, fora da média do mercado, que pode indicar tentativa de golpe. Para produtos de tamanhos e modelos diversos, a melhor opção para a escolha muitas vezes é uma loja física, para evitar trocas e perda de tempo.

Vieira observa que há muitas empresas que aproveitam a data para maquiar os preços, divulgando falsas promoções. “Algumas aumentam o preço dias antes e depois aplicam um grande desconto, para chamar a atenção”, diz ele. Quanto a isso, a melhor maneira é pesquisar, levando em conta a concorrência, para confirmar se o desconto é real ou apenas de fachada.

Plauto Holtz, advogado especialista em direito do consumidor e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Sorocaba, também alerta para a necessidade e comprometimento da renda com a compra de promoções na Black Friday. Segundo ele, é preciso analisar se há impulso em adquirir o item naquele instante.

De acordo com o advogado, deve-se estar atento quanto a informações falsas por meio de publicidade ou contidas nas embalagens. “Mas, para isso, o dolo tem de estar devidamente documentado. Simples promessa verbal não tem relevância alguma”, alerta. Sobre falsas promoções, Holtz orienta imprimir os preços de ofertas ou guardar os folhetos informativos. “Com isso, consegue-se comprovar a alta indevida, que pode caracterizar uma propaganda enganosa.”

O consultor jurídico Rafael Pereira Chiaraba, da Macedo Chiaraba e Peres Advogados, lembra que alguns produtos ficam mais baratos no fim ou começo do ano e que esperar um pouco mais pode trazer mais economia que na Black Friday. Sobre compras na internet, ele sugere verificar na barra de endereço da página, se aparece https://, sinal de que os dados estão criptografados e em um ambiente seguro. Chiaraba aconselha a não usar a mesma senha de e-mail ou de outra conta ao cadastrar-se no site de compra.

Plantão

O Procon estadual fará plantão hoje, até a meia-noite. Os consumidores poderão registrar reclamações pelo atendimento eletrônico do site do Procon (www.procon.sp.gov.br), pelo Facebook e pelo Twitter do órgão. Também foi criada uma hashtag especial #BlackFridaynamiradoProconSP. No Twitter (@proconspoficial), o consumidor deve usar a hashtag e enviar o print ou o link da página com o problema.

O mesmo pode ser feito pelo Facebook (www.facebook.com/ proconsp). Os casos serão analisados para possível abertura de processos administrativos. No site do Procon, há uma lista de sites de compras que o consumidor deve evitar.

Pessoalmente, o atendimento do Procon em Sorocaba funciona na rua Nogueira Martins, 513, Centro, no horário das 8h às 15h, ou nas Casas do Cidadão das avenidas Ipanema e Nogueira Padilha. Os telefones do Procon municipal são 0800-148029 ou (15) 3233-7498.

tags
Black Friday CDC Procon Rafael Pereira Chiaraba Sorocaba
VEJA
TAMBÉM