Busca
Busca
Manifestação

Sindicatos vão realizar protesto contra irregularidades na Santa Casa

Várias entidades sindicais vão realizar ato na manhã desta quinta-feira, dia 27, contra as irregularidades identificadas na gestão administrativa da Santa Casa de Sorocaba entre 2009 e 2013

Jornal Cruzeiro do Sul
Aldo V. Silva/Arquivo JCS

Ato terá início em frente ao hospital

Várias entidades sindicais vão realizar ato na manhã desta quinta-feira, dia 27, contra as irregularidades identificadas na gestão administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba entre 2009 e 2013. Ontem, um relatório realizado pela empresa UHY – Moreira Auditoria, contratada pela Prefeitura, foi divulgado à imprensa e confirmou diversos abusos cometidos pelo provedor da Irmandade e por seus funcionários de confiança no período anterior à requisição da instituição pela administração municipal.

Entre as irregularidades citadas no documento estão perdas financeiras decorrentes de pagamentos indevidos para prestadores de serviços e fornecedores sem suporte contratual, comprovantes de serviços ou realização de licitação ou orçamentos. Ainda segundo o documento, algumas empresas que receberam pagamento sem realização de contratos são de propriedade de integrantes da diretoria da Irmandade.

O protesto

Na manifestação, devem estar presentes integrantes do Conselho Sindical Regional, do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Sorocaba e Região (Sinsaúde Sorocaba), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (Smetal), e membros de outras entidades sindicais da região.

A concentração dos manifestantes terá início às 6h30 em frente ao hospital, localizado na avenida São Paulo. Depois disso, a previsão é de que, às 9h, todos sigam em carreata até a Câmara Municipal e Prefeitura Municipal para entregar ofício aos vereadores e ao prefeito exigindo apreciação das denúncias envolvendo a demissão de trabalhadores sem o pagamento das verbas rescisórias e práticas antissindicais por parte da Comissão Gestora. O documento também questiona a falta de medicamentos, equipamentos e o atendimento precário ao público.

A administração do hospital, por sua vez, exige que os sindicatos avisem com antecedência qualquer ato feito em suas dependências, para que passe por aprovação prévia da Comissão Gestora.

tags
cut Santa Casa Sinsaúde Sorocaba SMETAL Sorocaba
VEJA
TAMBÉM