Busca
Sorocaba

Dia da Bandeira é lembrado com ato cívico

O Dia da Bandeira Nacional, celebrado nesta quarta-feira (19), foi marcado em Sorocaba por um ato cívico na praça Coronel Fernando Prestes

Jornal Cruzeiro do Sul
Emidio Marques

Cerimônia foi realizada em cumprimento à lei que regulamenta a incineração de bandeiras

O Dia da Bandeira Nacional, celebrado nesta quarta-feira (19), foi marcado em Sorocaba por um ato cívico na praça Coronel Fernando Prestes. Durante a cerimônia, realizada pela Prefeitura de Sorocaba em parceria com o 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), ocorreu o hasteamento dos pavilhões e o ato de incineração das bandeiras do Brasil inservíveis. A solenidade contou com a participação de representantes da Marinha do Brasil, da 14ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM), do Tiro de Guerra e da Guarda Civil Municipal (GCM).

O evento começou com o Hino Nacional do Brasil e o hasteamento das bandeiras Nacional, Paulista e do Município. A cerimônia foi realizada de acordo com lei específica, com a finalidade de estabelecer que bandeiras em mau estado de conservação devem ser entregues a qualquer unidade militar, para que sejam incineradas no Dia da Bandeira. Durante a incineração, foi cantado o Hino à Bandeira.

Estandarte oficial

Logo após a Proclamação da República, em 1889, foi instituído o dia 19 de novembro como o Dia da Bandeira Nacional. A bandeira atual é considerada o terceiro estandarte oficial do Brasil desde que houve a Independência. Desenhada por Décio Vilares, suas cores representam as riquezas e belezas nacionais, sendo o verde as florestas; o amarelo o ouro; o azul o céu, rios e mares. No estandarte ainda há as estrelas que representam cada um dos Estados – e o Distrito Federal. O Estado de São Paulo é representado na constelação do Cruzeiro do Sul.

A Bandeira do Brasil foi instituída pelo decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República. O atual pavilhão foi desenhado pelo pintor, escultor e desenhista brasileiro Décio Villares, a partir de uma ideia de Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos.

tags
Circunscrição do Serviço Militar Coronel Fernando Prestes Guarda Civil Municipal Miguel Lemos proclamação da república Raimundo Teixeira Mendes Tiro de Guerra
VEJA
TAMBÉM