Os metalúrgicos da Toyota, instalada em Sorocaba, aprovaram, em assembleia nesta segunda-feira, dia 10, um acordo de dias-pontes que prevê as folgas próximas a feriados até o final de 2015. O acordo também estabelece as formas de compensação dos dias extras de descanso.
É chamado de “dia-ponte” o dia que antecede ou sucede um feriado próximo do final de semana. O Sindicato dos Metalúrgicos negocia acordos de dias-pontes com a maioria das empresas do setor na região. Com o acordo, o metalúrgico pode programar sua vida nos feriados prolongados.
A proposta aprovada na Toyota prevê seis dias-pontes: dia 12 de janeiro, na volta das férias coletivas; dia 17 de fevereiro (Carnaval); 21 de abril (Tiradentes); 04 de junho (Corpus Christi); 09 de julho (Revolução Constitucionalista de 1932); e 24 de dezembro (Véspera de Natal).
Os trabalhadores da fábrica vão compensar as folgas com minutos de trabalho a mais no sábado.
Plenária
O Comitê Sindical de Empresa (CSE) da Toyota também informou aos trabalhadores, durante a assembleia do dia 10, que irá agendar uma plenária, ainda sem data e local definidos, para ouvir as reivindicações dos metalúrgicos da fábrica, visando o planejamento do comitê para o ano que vem.