As fabricantes de motos em Manaus produziram 144.596 unidades em outubro, número 13,1% maior que o de setembro. No acumulado do ano, porém, o volume de 1,3 milhão de motocicletas resultou em queda de 9% ante os mesmos dez meses de 2013. Os números foram divulgados pela Abraciclo, entidade que reúne fabricantes do setor.
As vendas no atacado em outubro (feitas das fábricas para as concessionárias) foram de 116.655 unidades, acréscimo de 10,7%. Na soma dos dez meses, o total de 1,2 milhão de unidades resulta em retração de 11,5%.
Em relação ao varejo, expresso pelos emplacamentos, a Abraciclo se queixa da baixa média diária de 5,2 mil motos lacradas em outubro: “Ainda estamos muito abaixo do esperado. Havíamos projetado um número de 5,5 mil motos comercializadas por dia em outubro. Para os dois últimos meses de 2014 esperamos que o acordo firmado entre Caixa Econômica Federal, o Banco Pan e a Fenabrave surta efeito no mercado para que possamos alcançar nossas projeções, que são de 5,7 mil motos para novembro e 6,4 mil para dezembro”, avalia o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.