Busca
Busca
Fim de Ano

Comércio prevê abertura de 3.200 vagas temporárias em Sorocaba

A expectativa de recuperar a baixa nas vendas que ocorreu em 2014 deve levar cerca de 3.200 pessoas a uma vaga de emprego temporária. Shopping centers são responsáveis por grande parte das contrações

Jornal Cruzeiro do Sul
Fábio Rogério

Lojas do Shopping Pátio Cianê devem abrir 240 vagas para novembro e dezembro

A expectativa de recuperar a baixa nas vendas que ocorreu neste ano deve levar cerca de 3.200 pessoas a uma vaga de emprego temporária no comércio da cidade. De acordo com a Associação Comercial de Sorocaba (Acso), esse número representa uma queda não muito acentuada em relação ao ano passado, quando 3.500 conseguiram oportunidade de trabalho nessa época. Os shopping centers instalados em Sorocaba são responsáveis por grande parte desse volume de contratações.

“Pelas pesquisas que estamos fazendo, a gente acredita que as contratações não vão ser muito diferentes do ano anterior, porque tem a esperança do Natal, data comemorativa mais importante do ano para o comércio”, explica o presidente da Acso, Nilton da Silva Cesar. Para ele, o setor precisa recuperar o prejuízo ao longo do ano. “Os comerciantes estão preparados e estamos fazendo sugestões, com visual bonito na loja, promoções com preços justos, produtos com qualidade e bom atendimento.”

O otimismo do presidente da Acso é reflexo da expectativa de que, neste Natal, o consumidor volte a consumir depois de meses com vendas menores que as registradas em 2013. “O comércio se mantém otimista para os resultados, justamente pelos decepcionantes meses anteriores”, observa Rafael Muscari, economista e presidente da empresa Esamc Júnior, que realiza pesquisas para a associação.

A maior circulação de moeda no fim de ano, por conta da injeção do 13º salário na economia, deve movimentar o comércio, acredita também o economista Sidney Oliveira, delegado do Conselho Regional de Economia (Corecon). “Para todo comerciante, a melhor época é o final de ano, é o Natal”, diz Oliveira. Para ele, quem fez investimento, seja loja ou shopping center, vai ter de funcionar, porque a expectativa é de que no final de ano ele possa retornar parte do capital que investiu. E para isso, a melhor opção é a contratação de temporários, afirma o economista.

Número menor

De acordo com Muscari, o comércio de Sorocaba deve abrir 3.200 vagas temporárias para as vendas de Natal. O número é menor que o verificado nesse mesmo período de 2013, mas, ainda assim, é relevante, diz ele. “Se houver redução na abertura de vagas temporárias em Sorocaba, não será tão acentuada”, avalia.

A média salarial para quem ingressa no comércio da cidade, conforme a Acso, é de R$ 1.107,39. Em geral, a maior parte dos contratados nesse período são jovens sem experiência profissional. “Em consequência disso, as efetivações acabam sendo menores do que poderiam ser”, diz o presidente da Acso. Segundo ele, aqueles que se destacam acabam conseguindo a efetivação. Porém, o percentual dos que ficam com a vaga não chega a 25%.

Para buscar aumentar esse percentual de funcionários a ganharem vaga efetiva, a Acso realizou o projeto Capacita, em outubro deste ano, para preparar o público que estava fora do mercado de trabalho. O resultado é de aproximadamente 80 currículos atualizados de pessoas que fizeram o curso, que foram contratados ou estão disponíveis.

Shoppings

Os shopping centers instalados em Sorocaba devem ser os responsáveis por grande parte das contratações do fim de ano. Três dos oito centros de compra esperam contratar 1.000 trabalhadores temporários para esse período. A maior parte das vagas ainda está aberta e os interessados podem se dirigir diretamente às lojas ou às agências de recursos humanos.

O Shopping Iguatemi Esplanada, na divisa de Sorocaba e Votorantim, é o que projeta o maior número de contratações temporárias para o fim do ano. Com cerca de 3.000 colaboradores efetivados até agora, a expectativa é de que, nesta temporada, mais 650 passem a atuar nas 400 lojas, informa a assessoria do shopping.

O Shopping Sorocaba, o mais antigo na cidade, também projeta crescimento nas contratações. “A previsão é de um acréscimo de 20% no número de funcionários do shopping para o Natal, com a contratação de temporários”, diz Tadeu Scolari, gerente administrativo do estabelecimento. Com o percentual, o número de trabalhadores do shopping e das lojas passaria de 670 para 804 nesse período.

O Shopping Pátio Cianê, que foi inaugurado no fim do ano passado, também faz previsão otimista. “A expectativa do shopping para o período que antecede o fim de ano é a abertura de, pelo menos, 240 vagas temporárias”, informa, por meio de assessoria.

Os shoppings Cidade Sorocaba, Plaza Itavuvu e Panorâmico não fizeram levantamento a respeito do crescimento do número de funcionários para esse período. O jornal Cruzeiro do Sul entrou em contato, ontem, também com o Villàggio e o Granja Olga, porém não obteve retorno.

tags
Associação Comercial de Sorocaba Economia Emprego Temporário Nilton da Silva Cesar Rafael Muscari Sorocaba
VEJA
TAMBÉM