As vendas de carros na Europa subiram 6,1% em setembro, auxiliadas por forte demanda nos principais mercados do continente, como Alemanha, Reino Unido e França, segundo dados da Associação Europeia de Montadoras (Acea).
Os emplacamentos de novos carros na União Europeia e nos países da Associação Europeia de Livre Comércio subiram para 1,269 milhão de veículos no mês passado, ante 1,196 milhão um ano antes, informou a Acea, nesta sexta-feira (17).
O mercado automotivo europeu chegou ao fundo do poço em 2013, o fim de um período de seis anos de baixa, e vem registrando crescimento há 13 meses consecutivos. No entanto, a frágil recuperação ainda é ameaçada pela confiança fraca e por incertezas geopolíticas na Rússia e em outras regiões.
As vendas na Alemanha, maior mercado da região e base das montadoras Volkswagen, Daimler e BMW, subiram 5,2%, para 260.062 automóveis. O Reino Unido e a França registraram altas de 5,6% e 6,3%, respectivamente.
O crescimento de quase 30% ou mais na Espanha, Portugal e Grécia, países antes atingidos por medidas de austeridade, alimentaram a demanda por marcas de alto volume, com vendas da VW subindo 7,5%, da Ford avançando 6,5% e a divisão Opel da General Motors registrando aumento de 6,2%.
No geral, as vendas europeias nos nove primeiros meses subiram 5,8% para 9,91 milhões de veículos, ante 9,36 milhões no mesmo período do ano passado, segundo a Acea.