Busca
Negociações

Metalúrgicos da Toyota conquistam acordo coletivo

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e a Toyota assinaram, no dia 29, um acordo coletivo que garante reajustes de salários e cláusulas sociais aos trabalhadores por dois anos

Imprensa/SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

O acordo garante reajustes de salários e cláusulas sociais aos trabalhadores por dois anos

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e a Toyota assinaram, no dia 29, um acordo coletivo que garante reajustes de salários e cláusulas sociais aos trabalhadores por dois anos.

O reajuste salarial, a ser aplicado em 1º de setembro de 2014 e de 2015, prevê a reposição integral da inflação dos 12 meses anteriores e mais um aumento real de 2%.

Este ano, por exemplo, o reajuste será de 6,35% (inflação dos últimos 12 meses) e 2% de aumento acima desse índice, totalizando 8,48%.

Os índices de reajuste incidem um sobre o outro. O aumento de 2% é aplicado sobre o salário já reajustado em 6,35%. Por isso os percentuais não são somados, e sim multiplicados.

Diferente dos demais grupos metalúrgicos, as montadoras de veículos têm negociado direto com os sindicatos de trabalhadores, sem mediação dos representantes patronais da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Cláusulas sociais
O acordo na Toyota, que equivale a uma Convenção Coletiva, também garante cláusulas sociais como estabilidade aos acidentados e portadores de doença ocupacional, licença paternidade de sete dias, auxílio-creche, adicionais e indenizações, entre outras.

Um dos principais avanços nas negociações deste ano foi a ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias.

As negociações tiveram a participação da direção executiva do SMetal e também dos integrantes do Comitê Sindical de Empresa (CSE) na Toyota.

“Com o apoio dos trabalhadores e o forte trabalho do CSE conseguimos conquistar um bom acordo. Sabemos que ainda são necessárias muitas mellhorias. Mas, juntos, vamos continuar lutando por elas”, afirma Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato.

tags
acordo acordo coletivo convenção coletiva negociação toyota
VEJA
TAMBÉM