Busca
Busca
Eleições 2014

Padilha visita fábricas em Sorocaba e defende programa gratuito de qualificação

O candidato a governador pelo PT, Alexandre Padilha, conversou com metalúrgicos de duas empresas de Sorocaba nesta quinta, 4, e se comprometeu a implantar um programa estadual de qualificação

Imprensa SMetal
Foguinho/IMprensa SMetal

Padilha conversou com metalúrgicos da Apex Tool (foto) e da Johnson Controls nesta quinta-feira

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, conversou com trabalhadores de duas empresas de Sorocaba na manhã desta quinta-feira, dia 4, e se comprometeu a implantar um programa estadual gratuito de qualificação profissional, caso seja eleito. As fábricas visitadas foram a Johnson Controls e a Apex Tools.

A proposta de Padilha, chamada Pronatec estadual, tem como base o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico), criado pela presidenta Dilma e que já formou 900 mil trabalhadores no país em menos de três anos.

Na Johnson, Padilha foi convidado a conhecer a fábrica, que produz baterias automotivas, e conversou com os funcionários durante o café da manhã, por volta das 5h50. Em seguida, o candidato participou de uma assembleia em frente à Apex Tool, fabricante de ferramentas. Ambas ficam na zona industrial de Sorocaba.

“Vocês estão vendo na TV candidatos ao governo do estado com histórias diferentes, compromissos diferentes. Mas quem vai para as portas de fábricas sou eu, porque eu tenho toda uma história ao lado dos trabalhadores”, afirmou Padilha na Apex. Ele também garantiu que o Pronatec estadual poderá capacitar profissionalmente 2 milhões de trabalhadores paulistas.

“Reelegendo a Dilma e me dando a oportunidade de governar São Paulo, os trabalhadores do Estado terão duas opções para fazer qualificação profissional gratuita: o Pronatec federal e o Pronatec paulista”, garantiu.

Saúde e Região Metropolitana
Padilha também afirmou que a responsabilidade de cuidar dos hospitais públicos é do Estado. “Mas o governo estadual hoje não cuida disso. Como ex-ministro, responsável pelo Programa Mais Médicos, tenho condições de fazer a rede pública estadual de saúde funcionar”.

Outra proposta apresentada por Padilha aos metalúrgicos é a criação do bilhete único metropolitano. “Sei da luta do deputado Hamilton para criar a Região Metropolitana da Sorocaba[RMS]. Esta região será beneficiada com o bilhete único, que vai permitir ir de uma cidade a outra pagando uma passagem com valor 25% mais barato do que é hoje”, afirmou.

O autor da proposta original da RMS, Hamilton Pereira, que atualmente é candidato a deputado federal, acompanhou Padilha nas visitas, juntamente com os candidatos a deputado estadual Francisco França e Iara Bernardi (todos do PT).

Também os vereadores Izídio de Brito e Carlos Leite e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Ademilson Terto da Silva, acompanharam as visitas, além de outros dirigentes metalúrgicos e também das categorias do Vestuário, Têxteis, Condutores e Papeleiros e o coordenador da subsede regional da CUT, Joselito Mansinho.

Após as visitas às fábricas, parlamentares e dirigentes sindicais levaram Padilha para um café da manhã em uma padaria na avenida principal do Éden. Na sequência, acompanharam o candidato a vereador a uma plenária na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, que reuniu cerca de 300 militantes e simpatizantes do PT.

Plenária no Sindicato
No local, Padilha teve uma rápida reunião com a direção executiva do Sindicato e agradeceu a agenda elaborada para a visita dele no período da manhã. “Parabéns, a gente percebe quando um sindicato e uma categoria são organizados quando participa de uma agenda como a de hoje”.

Depois do Sindicato, o candidato foi até a frente do Conjunto Hospitalar de Sorocaba conversar com pacientes e profissionais de saúde. Ele não entrou na unidade por ser um local público e, portanto, proibido para campanhas políticas.

Às 11h Padilha foi até a redação da TV Tem onde daria uma entrevista ao vivo para a emissora local. No período da tarde o candidato fará uma caminhada pela região central de Sorocaba.

tags
13° Alexandre Padilha eleições 2014 Metalúrgicos padilha PT Sorocaba
VEJA
TAMBÉM