A Gerdau registrou vendas de 4,1 milhões t no primeiro trimestre, 32% a mais na comparação como mesmo período de 2009. A siderúrgica diz que o bom desempenho deveu-se à retomada do mercado brasileiro e norte-americano e ao esforço de gestão realizado no período. No Brasil, as vendas de aços longos cresceram 60%, impulsionadas pela maior demanda da construção civil e da indústria.
Além disso, o crescimento da indústria automotiva brasileira e a recuperação das vendas de veículos nos Estados Unidos contribuíram para o incremento de 59% nos volumes comercializados no trimestre pela Operação de Aços Especiais. A produção consolidada de aço bruto cresceu 71% frente ao período de janeiro e março do ano anterior, para 4,4 milhões de t.
O faturamento da Gerdau atingiu R$ 8,2 bilhões, enquanto o Ebitda foi de R$ 1,4 bilhão, mais do que dobro em relação ao primeiro trimestre de 2009, em razão do maior volume de vendas e dos menores custos e despesas incorridos, bem como dos melhores resultados das empresas com controle compartilhado e joint ventures. O lucro líquido alcançou R$ 573 milhões contra R$ 35 milhões registrados nos três primeiros meses do ano anterior.
“Estamos preparados para atender a expansão da demanda nos próximos anos, considerando nossa capacidade instalada atual e os investimentos de R$ 9,5 bilhões programados para o período de 2010-2014. Seguiremos priorizando os países emergentes, como Brasil, Peru e Índia, e o aumento da produção própria de minério de ferro, de forma obter uma equação de custos mais competitiva perante os crescentes preços das matérias-primas”, afirma o diretor-presidente (CEO) da Gerdau, André B. Gerdau Johannpeter.
A dívida líquida também apresentou redução, passando de R$ 16,3 bilhões em março de 2009 para R$ 10,1 bilhões. No primeiro trimestre, todas as operações apresentaram crescimento nas vendas físicas. No Brasil (excluindo unidades produtoras de aços especiais), foi comercializado 1,5 milhão de t, 40% de aumento em comparação com o mesmo período no ano anterior, dos quais 1,2 milhão t destinado ao mercado interno. As exportações a partir do País, de 378 mil t, mantiveram-se constantes em relação ao primeiro trimestre do ano anterior. Nos três primeiros meses de 2010, a Gerdau investiu R$ 233 milhões em desembolsos, sendo que 61% foram destinados para o Brasil e 39% para os demais países.