Busca
Eleições 2014

‘Estão em jogo o direito trabalhista contra a flexibilização’, afirma ministro em visita a Sorocaba

Durante palestra em Sorocaba, dia 1º, o ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, afirmou que os adversários da presidenta Dilma nas eleições deste ano representam o retrocesso

Imprensa SMetal
Foguinho/ SMetal

Em palestra no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal) na sexta-feira, 1º, o ministro Ricardo Berzoini, das Relações Institucionais, afirmou que a disputa eleitoral este ano vai se dar entre dois modelos ideológicos: o de Dilma Rousseff (PT), que prioriza a distribuição de renda e os direitos sociais como estímulos ao desenvolvimento; e o do PSDB, que tem Aécio Neves como candidato e representa o neoliberalismo, o retrocesso, a exclusão social e a flexibilização dos direitos dos trabalhadores.

Para Berzoini, o PSDB já deu provas de que não dá valor aos direitos trabalhistas. “Quando o presidente era do PSDB [refere-se a Fernando Henrique], diziam que a carteira assinada estava em extinção, que os empregos formais iriam acabar, que a automação iria dominar tudo.

Diziam que o futuro era a informalidade no mercado de trabalho”.

CUT defendeu a CLT

Berzoini afirmou que, se não fossem a lutas dos sindicatos da CUT, os direitos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) estariam destruídos no início dos anos 2000.

“Mas vieram Lula e Dilma e os direitos foram mantidos e ampliados, foram gerados 22 milhões de empregos com carteira assinada e as categorias profissionais cresceram em todas as regiões do País. Em Sorocaba e região, por exemplo, a categoria metalúrgica aumentou de 19 mil para 46 mil trabalhadores em 12 anos”, lembrou.

Visita de Berzoini reforça contato do SMetal com governo Dilma

Pouco antes da palestra em Sorocaba na sexta-feira, o ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, esteve em reunião com a diretoria executiva do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal). O objetivo foi estreitar relações entre o sindicato e o ministério para encaminhar demandas locais sobre a categoria.

O presidente do SMetal, Ademilson Terto, relatou ao ministro a expectativa de algumas empresas locais em relação à medidas de incentivo do governo Dilma e pediu a ampliação do canal de diálogo a respeito do setor metalúrgico em Sorocaba.

Berzoini agradeceu Terto pelas informações sobre o setor e assegurou o canal aberto de comunicação do SMetal com o ministério e o governo.

O deputado Hamilton e o vereador Izídio, ambos do PT, ajudaram a viabilizar a reunião com o ministro.

tags
'Estão em jogo o direito trabalhista contra a flexibilização' afirma ministro em visita a Sorocaba
VEJA
TAMBÉM