A maioria dos vereadores da Câmara de Sorocaba aprovou, em sessão nesta terça-feira, dia 1º, praticamente na íntegra, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) apresentado pelo prefeito Antônio Carlos Pannunzio. Dezenas de emendas de vereadores à LDO, entre elas a que previa verbas para construção do Hospital Municipal e para passe livre aos estudantes, foram inviabilizadas pela votação da maioria dos parlamentares.
As emendas do Hospital Municipal e do Passe Livre foram apresentadas pela bancada do PT, formada pelos vereadores Izídio de Brito, Francisco França e Carlos Leite. Além dessas duas emendas da bancada petista, o vereador Izídio apresentou outras 20 emendas individualmente.
Apenas uma emenda de Izídio, que amplia a realização de mamografia nas unidades municipais de saúde, foi incluída na LDO.
O vereador Luis Santos (Pros) também apresentou seis emendas, mas as retirou durante a sessão desta terça.
Parecer contrário
As emendas foram rejeitadas devido a um parecer contrário da Comissão de Economia, Orçamento, Finanças e Parcerias da Câmara. Os vereadores poderiam votar pela derrubada do parecer, mas a maioria decidiu aprovar o projeto sem as emendas.
Apenas seis vereadores votaram a favor das emendas: Izídio de Brito, Francisco França, Carlos Leite, José Crespo, Tonão Silvano e Saulo do Afro Arts.
“Muitas das emendas rejeitadas ou retiradas foram promessas de campanha dos vereadores. A vontade do prefeito teve mais peso que as demandas populares. Mas agora vários parlamentares vão ter que dar satisfações aos seus eleitores sobre porque não lutaram para aprovar as emendas à LDO”, critica Izídio.