Busca
Busca
Organização

Comitê dos Trabalhadores da ZF planeja atividades para o segundo semestre

Dirigentes sindicais do Comitê Nacional dos Trabalhadores da ZF estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia 26, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal) para planejar próximas ações

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Dirigentes do Comitê Nacional e da Direção Executiva do SMetal durante reunião em Sorocaba nesta quinta, dia 26

Dirigentes sindicais do Comitê Nacional dos Trabalhadores da ZF estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia 26, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal), para planejar as próximas atividades do coletivo. Os principais assuntos foram um encontro nacional da rede de trabalhadores na ZF, em agosto, e a participação dos metalúrgicos brasileiros em uma reunião do Conselho Europeu da empresa, na Alemanha, em setembro.

O Comitê Nacional é formado por sindicalistas que atuam nas unidades da ZF em Sorocaba, São Bernardo do Campo, Araraquara e Betim (MG). Da reunião nesta quinta participaram representantes sindicais das fábricas em Sorocaba e São Bernardo do Campo. Os sindicalistas de Araraquara e Betim justificaram ausência.

A reunião definiu uma pauta para o encontro da rede de trabalhadores da ZF, que vai acontecer dias 7 e 8 de agosto em Sorocaba. Entre os itens da pauta vão estar a redução da jornada de trabalho para 40 horas; o acordo-marco internacional de direitos dos trabalhadores, que deve ser respeitado por todas as unidades da ZF no mundo; o vale-cultura; a valorização da rede de trabalhadores da ZF e a conjuntura social, política e econômica do Brasil.

O encontro de agosto terá o apoio da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM).

Conselho Europeu
Na reunião em Sorocaba os dirigentes também começaram a planejar a participação de representantes do Comitê Nacional em uma reunião do Conselho Europeu da ZF, que será realizada em Friedrichshafen, na Alemanha, onde está instalada a matriz da empresa.

Os representantes locais na reunião do Conselho serão Clériston Albino, membro do comitê sindical na ZF do Brasil/Sorocaba e coordenador do Comitê Nacional dos Trabalhadores da ZF; e Paulo Nogueira, membro do comitê sindical da ZF Sachs/São Bernardo do Campo e responsável pela comunicação do Comitê Nacional.

As dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da ZF no Brasil e os problemas de relacionamento com a direção da empresa em algumas cidades estarão entre os temas abordados na Alemanha.

Ainda na reunião desta quinta-feira, os sindicalistas da ZF definiram a identidade visual do Comitê Nacional, incluindo logomarca, que passará a ser parte integrante de informativos e das atividades desenvolvidas pela rede de trabalhadores.

Integrantes da diretoria Executiva do SMetal Sorocaba também participaram da reunião para demonstrar apoio às atividades da rede de trabalhadores da ZF.

tags
comitê nacional dos trabalhadores da zf organização no local de trabalho rede de trabalhadores ZF
VEJA
TAMBÉM