Busca
Busca
Juventude Metalúrgica

Jovens debatem Região Metropolitana e promovem cultura no Sindicato

O 1º Encontro da Juventude da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), realizado no sábado, dia 31, reuniu centenas de pessoas na sede do SMetal para debater questões socioeconômicas

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
O grafite foi uma das atrações do evento

O grafite foi uma das atrações do evento

O 1º Encontro da Juventude da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), realizado no sábado, dia 31, reuniu centenas de pessoas na sede do Sindicato dos Metalúrgicos para debater questões socioeconômicas relacionadas aos jovens e curtir atividades culturais como grafite, rap e batalha de B.Boys.

O evento, pioneiro no debate sobre a recém-criada RMS, teve participantes de oito cidades da região e também de outros estados, como Mato Grosso do Sul.

As possibilidades de mercado de trabalho, formação acadêmica e a valorização da vocação econômica de cada município, proporcionadas pela Região Metropolitana, estiveram entre os temas dos debates, realizados em forma de rodas de “bate-papo”.

A necessidade de combater o preconceito racial, social e cultural também foi discutida durante o evento. “Parte da sociedade discrimina os jovens pela forma de se vestir, por gostarem de hip-hop, pelo bairro onde moram. Isso acontece por falta de conhecimento do que é o movimento cultural e social. Temos que colaborar para que essa discriminação acabe”, afirma Silvio Luiz Ferreira, diretor do Sindicato e membro da Juventude Metalúrgica.

Para o dirigente, um dos caminhos para a sociedade entender a visão do jovem e para que o próprio jovem consolide seus espaços de participação política é promover mais eventos de reflexão de debate, como o que foi realizado no último sábado.

O evento começou às 10h, encerrou-se às 21h e foi organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos, Juventude Metalúrgica, Suburban Breakers, Eu Africanizo SP e Ação Periférica.

tags
b boys batalha de dança evento Jovens debatem Região Metropolitana e promovem cultura no Sindicato juventude Metalúrgica preconceito racial
VEJA
TAMBÉM