Busca
Dia Munidal do Meio Ambiente

Catadores fazem “Carrinhada” em Sorocaba nesta quinta, dia 5

Os catadores de materiais recicláveis da Coreso (Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba) fazem nesta quinta-feira, dia 5 de junho, uma "carrinhada" pelas ruas do centro de Sorocaba

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Todos os anos o Ceadec realiza a tradicional carrinhada no centro de Sorocaba

Os catadores de materiais recicláveis da Coreso (Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba) fazem nesta quinta-feira, dia 5 de junho, uma “carrinhada” pelas ruas do centro de Sorocaba em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Participam também do evento, representantes de cooperativas de catadores de outros 20 municípios da região que integram a Rede Solidária Cata-Vida.

Os catadores vão se concentrar na Praça Frei Baraúna, de onde sairão às 9h passando pelas ruas São Bento, XV de Novembro, Souza Pereira, Álvaro Soares, Padre Luiz e Penha. Os manifestantes vão portar faixas e materiais alusivos à coleta seletiva. A caminhada será encerrada na Praça Coronel Fernando Prestes.

A atividade é organizada pelo Ceadec (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania), que coordena a Rede Solidária Cata-Vida, que integra as cooperativas de 20 municípios que participarão da “carrinhada” desta quinta-feira.

A “carrinhada” dos catadores acontece há mais de uma década em Sorocaba e tem por objetivo chamar a atenção da população para a importância da preservação e conservação do meio ambiente e da prática da coleta seletiva dos materiais recicláveis.

O evento deste ano também será marcada como um ato em defesa da implantação de programas municipais de coleta seletiva com a inclusão dos catadores e catadoras organizados em cooperativas na região de Sorocaba.

Cata-Vida

A Rede Solidária Cata-Vida existe desde 2001 e atualmente é integrada por 380 catadores de materiais recicláveis organizados em cooperativas atuantes nos municípios de Sorocaba, Capão Bonito, Itararé, Itapetininga, Guapiara, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Piedade, Salto de Pirapora, Itapeva, Riversul, Campina do Monte Alegre, Boituva, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Araçoiaba da Serra, Fartura, Taguaí, Itaberá e Coronel Macedo.

Hoje, os catadores organizados em cooperativas que integram a Rede dominam o ciclo da cadeia produtiva da reciclagem do óleo residual de fritura e dos polímeros PP e PE, sendo protagonistas de todo o processo, começando pela coleta dos materiais, a triagem, passando pelo armazenamento, o beneficiamento, o transporte, até a comercialização da matéria prima.

tags
carrinhada. rita de cassia Catadores fazem "Carrinhada" em Sorocaba nesta quinta ceadec coreso dia 5 dia mundial do meio ambiente meio ambiente rede cata vida Sorocaba
VEJA
TAMBÉM