A Câmara Municipal de Sorocaba realiza nesta terça-feira, 26, a partir das 14h, a primeira das cinco audiências públicas para discussão do Plano Diretor da cidade. Nesse encontro, o tema será debatido com representantes do Instituto Defenda Sorocaba (IDS).
O presidente da Câmara, vereador Cláudio Sorocaba I (PR), disse que “do ponto de vista urbanístico essa é a lei mais importante da cidade, pois mexe com sua organização, podendo interferir no seu desenvolvimento e na qualidade de vida de seus moradores. Por isso é importante que os cidadãos e as entidades organizadas venham dar a sua contribuição ao debate.”
Para acompanhar a tramitação da lei 178/2014, que trata da revisão desse Plano, foi instituída a Comissão Especial do Plano Diretor, formada por um vereador de cada partido representado na Câmara. Ela já agendou mais outras quatro audiências públicas: dia 06 de Junho, a partir das 9h30, para a qual foram convidadas as prefeituras de cidades vizinhas.
Ainda em junho serão realizadas audiências nos dias 13, com entidades de classe, na área da construção civil; dia 18, com representantes de entidades ambientalistas e rurais; e, no dia 25, com membros de Associações de Moradores e Sindicatos. As audiências acontecerão sempre a partir das 9h30.
O presidente da Câmara é da opinião de que “será importante que possamos votar o Plano antes do recesso, no dia 15 de Julho, inclusive porque, depois, coincidindo com os jogos da Copa, os debates acabarão se enfraquecendo, perdendo o foco.”