Busca
Busca
Editorial

Palavra da Diretoria – Vontade política

O senador Eduardo Suplicy (PT) esteve na sexta-feira, dia 16 de maio, no campus da UFSCar Sorocaba, para conversar com os universitários sobre cidadania e inclusão social

Imprensa SMetal

O senador Eduardo Suplicy (PT) esteve na sexta-feira, dia 16 de maio, no campus da UFSCar Sorocaba, para conversar com os universitários sobre cidadania e inclusão social. Ele distribuiu aos universitários uma cartilha, ilustrada por Ziraldo, sobre a Renda Básica da Cidadania, projeto aprovado de sua autoria e também aproveitou para comentar sobre os 10 anos do Bolsa Família.

Depois, o senador seguiu para a plenária da Caravana Horizonte Paulista, coordenada pelo ex-ministro Alexandre Padilha, e que contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no salão do Lar São Vicente de Paulo, onde também destacou a importância do programa que contribui para que a extrema pobreza e a desigualdade sejam erradicadas do País.

Em entrevista, em vídeo, ao SMetal Suplicy destacou o contexto local. A cobertura de Sorocaba está abaixo das médias estadual e nacional. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social, há na cidade, aproximadamente 19 mil famílias com direito ao Bolsa Família, mas somente nove mil recebem o auxílio. Ou seja, somente 49% das famílias que tem o direito participam do programa.

No Brasil, a cobertura do programa é de 75,40%. Já no Estado de São Paulo, a média de famílias que tem direito e que efetivamente recebem o auxílio é de 67%.

Suplicy afirma que é importante que os municípios se esforcem para cadastrar as pessoas carentes e chama a responsabilidade para o prefeito Antonio Carlos Pannunzio e para secretaria desenvolvimento social da cidade de ir às rádios e jornais e anunciar que as famílias com renda familiar per capita inferior a R$ 154 mensais têm esse direito.

O que é preciso é vontade política para que todas essas famílias, incluídas no cadastro único, tenham acesso ao benefício. A cidade só tem a ganhar. O próprio senador é enfático ao dizer que, com o bolsa família, o comércio e setor de serviços de Sorocaba terão uma injeção extra de recursos financeiros com a entrada de novos consumidores no mercado local, “basta o governo municipal se empenhar”.

Além do recurso do Bolsa Família ser utilizado pelas famílias para pagamento de despesas de casa e compra de uniforme, por exemplo, garante também que as crianças frequentem as escolas, pois é exigido o mínimo de 85% de presença e a carteira de vacinação em dia, conforme o calendário do Ministério da Saúde.

tags
Comunicação Editorial folha metalúrgica 746 Imprensa SMetal Palavra da Diretoria - Vontade política
VEJA
TAMBÉM