O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) comemora, em abril, 60 anos de embates trabalhistas nas fábricas e também ao lado dos movimentos populares. Eventos dias 24 e 28 deste mês marcam a data. Os eventos são abertos ao público e a entrada é gratuita, mas pede-se para confirmar presença: (15) 3334-5406 ou 3334-5413.
Nesta quinta-feira, dia 24, às 19h, na sede do Sindicato, haverá a inauguração do busto do líder metalúrgico Wilson Fernando da Silva, o Bolinha, e o relançamento do livro “Companheiros: A hora e a Vez dos Metalúrgicos de Sorocaba”, do jornalista Carlos Araújo.
Na mesa solene vão estar, além do autor, alguns personagens entrevistados para o livro, como Hamilton Pereira , ex-dirigente sindical metalúrgico e hoje deputado estadual; Carlos Roberto de Gáspari, presidente do Sindicato nos anos 90; e Laelso Rodrigues, representante do setor patronal metalúrgico nos anos 80 e diretor da Fundação Ubaldino do Amaral.
No mesmo evento haverá exposição de fotos que retratam as últimas três décadas de existência da instituição. As 22h se apresenta, no mesmo local, a Banda do Livro, que tocará clássicos do repertório de movimentos sóciais brasileiros da última década.
A banda é formada por Márcia Mah (voz), Marcos Boi (guitarra e voz), Maurício Dias Toco (baixo e viola), João Leopoldo (teclado e voz), Rafael Poujo (percussão), Paulo Andrade (bateria), Álvaro Ramos (viola, voz e poemas).
Já no dia 28, na Câmara de Vereadores de Sorocaba, às 19h30, haverá sessão solene de caráter municipal e estadual em alusão à data. Serão lançados também um selo dos Correios para marcar os 60 anos do Smetal e uma revista a respeito da trajetória da entidade.
O Sindicato completou 60 anos de fundação no último dia 12 de abril. Telefones para marcar presença nos eventos dos dias 24 e 28 de abril (não é necessário ser metalúrgico): 15-3334-5406 ou 3334-5413.
O SMetal fica na rua Júlio Hanser, 140, Lageado, perto da rodoviária de Sorocaba. Em caso de estacionamento lotado, haverá guardadores de veículos na ruas do entorno, também gratuitos.