O edital para escolha da empresa que vai construir o hospital público na zona norte de Sorocaba deve ser publicado pela prefeitura em julho, mas a entrega da obra está prevista somente para o final de 2016, quando termina o mandato do prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB).
Em 2012, o Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) liderou uma campanha pela construção do hospital municipal, que resultou em um Projeto de Lei de Iniciativa Popular com quase 27 mil assinaturas. O projeto foi defendido na Câmara pelo vereador Izídio de Brito (PT).
Em abril de 2013, o presidente do Legislativo sancionou a lei 10.419/2013, que previa a construção do hospital. Porém, Pannunzio entrou na Justiça para derrubar a lei.
Ainda em 2013 o prefeito anunciou como iniciativa dele a construção do hospital na zona norte, em parceria com a iniciativa privada.
O local anunciado é uma garagem de ônibus desativada na Avenida Ipanema. “Mas não há informações se o local está apto a receber uma unidade de saúde”, alerta Izídio.
Para o presidente do SMetal, Ademilson Terto, “o novo hospital será muito bem-vindo. Mas é tempo demais de atraso, causado pela teimosia de dois prefeitos [Lippi e Pannunzio] em rejeitar as iniciativas populares”.