Busca
Busca
Sorocaba

Edital para hospital público deverá ser lançado em julho

O edital para construção do hospital público na zona norte deve ser publicado pela prefeitura em julho deste ano. Em 2013, prefeito entrou na justiça para barrar iniciativa popular em prol do hospital

Imprensa SMetal
Imprensa SMetal

Sindicato liderou campanha de movimentos sociais em 2012 pela construção do hospital. Iniciativa recolheu 27 mil assinaturas de eleitores

O edital para escolha da empresa que vai construir o prometido hospital público na zona norte deve ser publicado pela prefeitura em julho deste ano. A entrega da obra, no entanto, está prevista somente para o final de 2016, quando termina o mandato do prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB).

A previsão é que a nova unidade hospitalar tenha 200 leitos e seja especializada em atendimento de média complexidade, nas áreas de “ortopedia e traumatologia, neurocirurgias, cirurgias gerais e de trauma e atendimento materno-infantil”, conforme reportagem do jornal Cruzeiro do Sul publicada neste sábado, dia 5.

Em 2012 o Sindicato dos Metalúrgicos liderou uma campanha pela construção de um hospital público municipal em Sorocaba, que resultou em quase 27 mil assinaturas de eleitores locais em apoio à iniciativa. O abaixo-assinado se tornou um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que foi defendido pelo vereador Izídio de Brito (PT) na Câmara.

Em abril de 2013 os vereadores derrubam o veto do prefeito contra a iniciativa popular e o presidente da Câmara sanciona a lei 10.419/2013, que autoriza o Executivo e investir na construção do Hospital Municipal. Pannunzio, porém, entra na justiça contra a nova lei, alegando que a iniciativa deveria ter partido da Prefeitura e não da população ou da Câmara.

Mas como o hospital havia sido uma promessa eleitoral do prefeito, ela anuncia a construção de uma unidade de saúde na zona norte. Porém, ele se recusa a admitir o caráter municipal do hospital, preferindo chamá-lo pelo termo genérico hospital público e construí-lo em parceria com a iniciativa privada.

Local não avaliado
O local anunciado pelo Paço para construção do hospital é uma garagem de ônibus desativada na avenida Ipanema. “Mas não sabemos sequer se o local está devidamente certificado para início das obras e se está apto a receber uma unidade de saúde, que obedece características próprias para instalação e funcionamento de qualidade”, alerta o vereador Izídio.

“O novo hospital público será muito bem-vindo. Mais ainda temos que esperar no mínimo até o final de 2016. É tempo demais de atraso, causado pela teimosia dos dois últimos prefeitos (Vitor Lippi e Pannunzio) em rejeitar as lutas populares em prol do hospital municipal”, critica o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Ademilson Terto da Silva.

Verbas desde 2011
Antes da campanha do Sindicato pró-hospital, em 2012; e da aprovação do projeto de iniciativa popular, em 2013; a Conferência Municipal de Saúde já havia indicado a construção da unidade de saúde em 2011.

Desde a Conferência, em 2011, o vereador Izídio vem apresentando emendas à Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e ao Orçamento Municipal prevendo verbas para o novo hospital. Todas as emendas do vereador nesse sentido foram aprovadas pela Câmara mas não foram cumpridas pela prefeitura.

tags
Hospital Municipal hospital público izidio Izídio de Brito PSDB PT saúde Sorocaba
VEJA
TAMBÉM