Busca
Busca
Direção Sindical

Eleições metalúrgicas terminam às 18h desta sexta-feira

As eleições para a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos e Região terminam nesta sexta-feira, dia 21, às 18h. Os votos foram colhidos desde o dia 19 em 366 fábricas metalúrgicas da região

Imprensa SMetal
Arte Lucas Delgado/Imprensa SMetal

As eleições para a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos e Região terminam nesta sexta-feira, dia 21, às 18h. O trabalhador sindicalizado que não pôde votar na fábrica onde trabalha, devido a férias, folga ou problema de saúde, pode exercer seu direito de voto na sede do sindicato em Sorocaba também até às 18h desta sexta. A urna da sede também recebe votos dos sócios aposentados da entidade.

Desde o dia 19, os votos estão sendo colhidos em 366 fábricas metalúrgicas da região, além da sede do Sindicato. As empresas com maior número de sindicalizados têm urnas fixas durante os três dias de votação. Nas fábricas de menor porte, as urnas são itinerantes, com horários de votação previstos em um roteiro de votação (Clique aqui para ver o roteiro).

Este é o segundo turno das eleições metalúrgicas em Sorocaba, no qual serão eleitos o presidente, demais membros da direção executiva e os conselheiros do Sindicato. No primeiro turno, em fevereiro, foram eleitos os membros dos Comitês Sindicais de Empresa (CSE), que fazem parte da Direção Plena da entidade.

A Chapa 1, liderada pelo atual presidente do Sindicato, Ademilson Terto da Silva, foi a única a se inscrever para este segundo turno das eleições e conta com 27 integrantes de diversas fábricas do setor na região.

Quórum necessário

Embora a eleição ocorra com chapa única, é fundamental que todos os associados com direito a voto exerçam seu direito de ir às urnas. “O voto de cada trabalhador é fundamental para fortalecer o seu sindicato nas negociações futuras. A votação expressiva dá mais legitimidade e poder de pressão à representação sindical”, explica o coordenador das eleições, Carlos Roberto de Gáspari, que é ex-presidente do Sindicato.

Gáspari também esclarece que, mesmo havendo uma só chapa no pleito, é necessário atingir o quórum mínimo, com 50% mais um do total de eleitores indo às urnas para dar validade às eleições. “Caso contrário, é necessário realizar novas eleições, implicando em inconvenientes para a categoria e gastos desnecessários”, afirma o coordenador.

Todos os metalúrgicos que se sindicalizaram até 14 de outubro de 2013 e também os aposentados (remidos) que se recadastraram no Sindicato até dezembro do ano passado têm direito a voto no segundo turno.

tags
direção sindicalç eleições metalúrgicas eleições sindicais Imprensa SMetal Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região Sorocaba
VEJA
TAMBÉM