Na primeira sessão ordinária do ano, realizada na manhã desta terça-feira, 4, a Câmara Municipal de Sorocaba definiu a composição de suas treze comissões permanentes.
Com a ordem do dia exclusiva para a constituição das comissões, também foram eleitos os presidentes de cada comissão.
Seguindo o Regimento Interno, a Comissão de Redação passa a ser presidida pelo primeiro secretário da Mesa, vereador Waldomiro de Freitas (PSD), e composta pelos demais membros Jessé Loures (segundo secretário – PV) e Pastor Apolo (terceiro secretário – PSB).
Também de acordo com o regimento, a Comissão de Ética, que deve ter um membro de cada partido com representação na Câmara, passa a ser composta pelos líderes de bancada: Rodrigo Manga (PP); Muri de Brigadeiro (PRP); José Francisco Martinez (PSDB); Francisco França (PT); Fernando Dini (PMDB); Pastor Apolo (PSB); Irineu Toledo (PRB); Antonio Carlos Silvano (SDD); Luis Santos (PROS); Marinho Marte (PPS); Waldomiro de Freitas (PSD); Jessé Loures (PV) e, por fim, José Crespo (DEM) que também foi eleito presidente da Comissão de Ética.
Votação simbólica
Com acordo firmado anteriormente, as demais comissões foram anunciadas pelo presidente da Casa, Claudio do Sorocaba I (PR). A Comissão de Educação, Juventude e Pessoa Idosa passa a ser presidida pelo vereador Fernando Dini (PMDB) e composta ainda por Rodrigo Manga (PP) e Muri de Brigadeiro (PRP). Jessé Loures (PV) foi eleito presidente da Comissão de Cultura, Desportos e Meio Ambiente cujos demais membros são Carlos Leite (PT) e Irineu Toledo (PRB).
A Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias continua sob a presidência da vereadora Neusa Maldonado (PSDB), com Anselmo Neto (PP) e José Francisco Martinez (PSDB) como membros. Da mesma forma Luis Santos (PROS) continua presidindo a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, cujos membros são Saulo do Afro Arts (PRP) e Rodrigo Manga (PP).
Na Comissão de Justiça foi mantido Marinho Marte (PPS) como presidente e eleitos Jessé Loures (PV) e José Francisco Martinez (PSDB). Izídio de Brito (PT) continua na presidência da Comissão de Saúde Pública cujos membros Fernando Dini (PMDB) e Pastor Apolo (PSB) também foram mantidos. Na mesma linha, o Pastor Apolo (PSB) foi novamente eleito presidente da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade, cujos membros são Neusa Maldonado (PSDB) e Anselmo Neto (PP).
Para a Comissão de Ciência e Tecnologia foram eleitos Muri de Brigadeiro (PRP) como presidente e Anselmo Neto (PP) e Waldomiro de Freitas (PSD) como membros. Antonio Carlos Silvano (PMDB) é o novo presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, com Francisco França (PT) e Waldecir Morelly (PRP) como membros.
A Comissão de Segurança Pública passa a ser presidida por Irineu Toledo (PRB) e composta ainda por Marinho Marte (PPS) e Francisco França (PT). Por fim, a Comissão Agricultura e Abastecimento teve eleitos Carlos Leite (PT) como presidente e Luis Santos (PROS) e Waldomiro de Freitas (PSD) como membros.
CPI da Água
Por iniciativa do vereador Francisco França (PT), fica criada na Casa mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito agora para investigar as falhas no abastecimento de água no município. O requerimento de França recebeu seis assinaturas, o que possibilitou a abertura da CPI. A recorrente falta de água em diversos bairros da cidade nesse verão tem causado muitos transtornos à população, sendo motivo de diversos questionamentos dos vereadores.
Assim como fez ao assumir o cargo e também após o recesso no meio do ano passado, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) esteve presente na sessão desta terça-feira, a primeira sessão ordinária do ano, para saudar os parlamentares na abertura dos trabalhos deste exercício. Pannunzio afirmou que se trata de um momento de mudança da presidência, de toda a mesa diretora e também das comissões, por isso, tão importante para a Câmara e para o diálogo entre Legislativo e Executivo.
“Tudo que for necessário para que a cidade possa caminhar, a Câmara estará disposta a votar e ajudar”, iniciou o presidente Claudio do Sorocaba I (PR). Em seguida, o prefeito foi recepcionado pelo novo líder do Governo, José Francisco Martinez (PSDB). “É uma honra poder representá-lo nessa Casa. Sou claramente combativo, mas o que for para o bem da população, vou defender”, disse Martinez.
O prefeito cumprimentou nominalmente cada um dos vinte vereadores, destacando o trabalho desenvolvido durante o ano passado e a contribuição dos parlamentares da situação e da oposição para com a Administração. Pannunzio esteve acompanhado de parte do secretariado: secretário de Governo, João Leandro da Costa Filho; secretário de Fazenda, Aurílio Caiado e secretário de Negócios Jurídicos, Anésio Lima; além do chefe de gabinete, Rodrigo Maldonado.