Busca
Busca
Prevenção

Dia Mundial do Câncer promove diagnóstico precoce da doença

O Dia Mundial do Câncer é celebrado hoje para aumentar a abordagem e discussão sobre o assunto, principalmente para acabar com alguns mitos da doença

Imprensa SMetal

O Dia Mundial do Câncer é celebrado hoje para aumentar a abordagem e discussão sobre o assunto, principalmente para acabar com alguns mitos da doença, que mata oito milhões de pessoas por ano no mundo, conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde).
O Inca (Instituto Nacional do Câncer) e o Ministério da Saúde estimam cerca de 580 mil casos novos da doença para este ano. De acordo com a publicação Estimativa 2014 – Incidência de Câncer no Brasil, os cânceres mais incidentes na população brasileira no próximo ano serão pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil).
Nos homens, o câncer de próstata lidera o ranking dos mais incidentes em todas as regiões do País, sem considerar os tumores de pele não melanoma. Nas mulheres, o mais freqüente é o de mama. A idade é o principal fator de risco e, o número de casos aumenta de forma acelerada após os 50 anos. Sua ocorrência está relacionada ao processo de urbanização da sociedade, evidenciando maior risco de adoecimento nas mulheres com elevado nível socioeconômico.
Ao todo estão relacionados na publicação os 19 tipos de câncer mais incidentes, sendo 14 na população masculina e 17 na feminina.
Divulgada a cada dois anos, a Estimativa é a principal ferramenta de planejamento e gestão pública na área da oncologia, orientando a execução de ações de prevenção, detecção precoce e oferta de tratamento. Excetuando-se pele não melanoma, a ocorrência será de 394.450 novos casos, sendo 52% em homens e 48,% entre as mulheres.
O investimento do Ministério da Saúde na assistência aos pacientes com câncer foi de R$ 2,1 bilhões no ano passado, crescimento de 26% em relação a 2010. A previsão é que, até 2014, o valor alocado no fortalecimento do atendimento em oncologia chegue a R$ 4,5 bilhões.

tags
câncer combate diagnóstico doença ministério da saude prevenção
VEJA
TAMBÉM