O discurso do vereador Izídio de Brito (PT) no dia 10 de setembro, durante as primeiras oitivas da CPI da Saúde, presidida pelo petista, foi transcrita nos anais da Câmara Municipal, o que equivale a um registro histórico que poderá ser consultado futuramente.
O pedido de transcrição do discurso, na íntegra, foi feito pelo vereador Marinho Marte (PPR), também integrante da CPI. O veterano parlamentar de Sorocaba afirmou que o discurso de Izídio, que definiu diretrizes para a atuação da CPI, foi um dos mais sensatos que ele já ouviu na Câmara.
No requerimento que pediu a inclusão do texto nos arquivos da Casa, Marinho Marte destacou que, em seu pronunciamento, o presidente da CPI enfatizou que é preciso descobrir os seres humanos que estão por trás das estatísticas da saúde, como forma de humanizar o atendimento no setor.
O vereador do PPS também argumentou, em defesa do texto, que Izídio definiu com clareza o espírito da CPI, ao afirmar que “não agiremos com rancor, mas daremos nossa contribuição para solucionar os problemas na saúde”; e também que “não aceitaremos argumentos burocráticos para justificar perdas de vidas, condições incapacitantes ou situações de agonia e humilhação”.
Aprovado o requerimento, a transcrição do pronunciamento de Izídio passou a constar nos anais da Câmara como “Discurso de Abertura da CPI da Saúde, 10/09/2013”.