Busca
Busca
Campanha Salarial

Metalúrgicos do ABC podem iniciar greve esta semana

Na manhã desta segunda-feira, a diretoria do Sindicato do ABC encaminha para a votação dos trabalhadores o aviso de greve da Campanha Salarial 2013, em assembleias nas portas das fábricas da base

Imprensa Smabc
Imprensa Smabc

Rafael Marques, do ABC, deu prazo para os patrões acertarem a proposta até quarta-feira

Na manhã desta segunda-feira, dia 16, a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, encaminha para a votação dos trabalhadores o aviso de greve da Campanha Salarial 2013, em assembleias nas portas das fábricas da base.

A paralisação foi proposta após ser rejeitado na mesa de negociações do G8 e pelo setor de Estamparia o reajuste de 7,66% a partir de janeiro. O índice é formado por 6,07% de reposição da inflação dos últimos 12 meses, segundo o INPC, e mais 1,5% de aumento real.

Anteriormente já haviam sido descartadas, também na mesa de negociações, os 6,8% oferecidos pelo Sindipeças (6,07% de INPC mais 0,7% de aumento real) e os 6,6% dos Grupos 8, 10 e Estamparia (6,07 de INPC mais 0,5% de aumento real).

O aviso de greve será entregue pela Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, às bancadas patronais em reunião que acontece ainda hoje.

Quarta-feira

“Vamos aguardar até quarta-feira, quando se encerra o prazo das 48 horas do aviso de greve, para que os patrões apresentem uma proposta decente para a categoria”, explicou o presidente do Sindicato, Rafael Marques.

Durante toda a semana passada, mais de 15 mil metalúrgicos do ABC se mobilizaram em 44 empresas em apoio ao estado de alerta e pela disposição de lutar pela pauta da Campanha Salarial.

As principais reivindicações são reposição integral da inflação, aumento real no salário, valorização nos pisos, redução de jornada sem redução de salários e ampliação e unificação dos direitos em Convenção Coletiva.

tags
2013 ABC base Campanha Salarial estamparia fábricas grupo 8 metaluúrgicos portas região
VEJA
TAMBÉM