João Farani, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e secretário-geral da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM), será um dos integrantes da comissão eleitoral que vai coordenar as eleições sindicais da categoria em Itu.
Farani foi escolhido durante assembleia dos metalúrgicos de Itu no último domingo, dia 1º. Além dele, farão parte da comissão o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu, Dorival Jesus do Nascimento Júnior; e o presidente do sindicato da categoria em Salto, Alexandro Garcia Ribeiro.
A próxima eleição dos metalúrgicos de Itu, com primeiro turno previsto para outubro, será a primeira a eleger Comitês Sindicais de Empresa (CSE) naquela base sindical.
O sindicato em Itu será o sexto do país a contar com os CSEs para organizar as lutas sindicais no local de trabalho. Atualmente os metalúrgicos do ABC, Sorocaba, Salto, Taubaté e Pindamonhangaba – todos filiados à CUT – têm comitês sindicais eleitos nas fábricas.
O papel da comissão eleitoral é coordenar, do ponto de vista jurídico, o processo democrático de escolha dos dirigentes pelos trabalhadores. A comissão contará com o suporte técnico do advogado Imar Eduardo Rodrigues, que é assessor jurídico do Sindicato em Sorocaba.