Por conta do desfile cívico em comemoração aos 359 anos de Sorocaba, a Urbes realizará um esquema especial para o trânsito e o transporte coletivo da cidade que começa a ser colocado em prática já na quarta-feira (14). A partir das 12h será fechada a Rua Rosália Speers, em frente à Oficina Cultural Grande Otelo. Às 21h a Urbes interdita o trânsito na rua lateral da Praça Frei Baraúna, que leva o mesmo nome da praça, entre as ruas Arthur Martins e Cesário Motta.
O desfile das escolas e entidades acontecerá na quinta-feira (15) nas ruas São Bento e Quinze de Novembro, na região central. A concentração dos participantes do ato cívico será em torno da Praça Frei Baraúna.
A partir das 7h30 de quinta-feira, a Urbes interditará todo o entorno da Praça Frei Baraúna, e os seguintes pontos: Rua da Penha com Rua Prof. Toledo, Rua Padre Luiz com Rua da Penha, Rua Saratuiá com Rua Coronel José Loureiro, Rua Artur Martins com Rua Capitão José Dias, Rua Nogueira Martins com Rua Ubaldino do Amaral, Rua Ubaldino do Amaral com Rua Leite Penteado e Rua Ubaldino do Amaral com Rua Brigadeiro Tobias. O cruzamento da Rua Moreira César com Rua Cesário Mota somente será fechado se houver necessidade, já que a Rua Arthur Gomes será utilizada como desvio pelos motoristas.
Todos os bloqueios serão feitos com cones e placas de orientações e o evento contará com a orientação e monitoramento dos agentes de trânsito. O tráfego de veículos nas vias citadas será liberado a partir das 14 horas.
Transporte coletivo
A partir das 7h as linhas que vem dos bairros do Cerrado serão desviadas, a partir da Praça Nove de Julho, pela Avenida Moreira Cesar, Avenida Afonso Vergueiro, Rua Padre Luiz, Baia do Mercado Municipal, de onde retornam ao itinerário normal e seguem para o Terminal Santo Antônio.
Durante a realização do evento os pontos da Rua Cesário Motta – em frente ao nº 309 da Praça Frei Baraúna, estarão temporariamente desativados. Já o ponto da Avenida Cesário Motta, em frente à farmácia Drogasil, terá sua oferta reduzida, sendo atendido apenas pelas linhas 51 – Green Valley e 101 – Rodoviária/Nove de Julho, que seguem para o Terminal São Paulo.
As linhas 65 – Campolim e 103 – Centro Hospitalar (partindo do Terminal Santo Antônio) serão desviadas pela Avenida Dom Aguirre e Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, retornando ao itinerário normal a partir da Avenida Pereira Inácio, deixando de atender os pontos da Rua Álvaro Soares ; próximo ao nº 401 e ao nº 195; Rua Sete de Setembro, próximo ao nº 26, Rua Padre Luiz – ao lado do nº 101, Rua Santa Clara ; próximo ao nº 198 e Rua Santa Clara ; próximo ao nº 376, que também ficarão temporariamente desativados.
Jornal Cruzeiro do Sul