Busca
Busca
Avanço

Seminário na FUA volta a discutir Região Metropolitana de Sorocaba

Seminário com a participação de prefeitos e parlamentares da região vai discutir mais uma vez a criação da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O evento será nesta sexta-feira, dia 9, na FUA

Imprensa SMetal
Divulgação/Assessoria

Deputado Hamilton Pereira trabalha pela RMS há 8 anos

Seminário com a participação de prefeitos e parlamentares da região vai discutir mais uma vez a criação da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O evento, parte de uma série organizada pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), será nesta sexta-feira, dia 9, das 9h às 13h, no auditório da FUA. O deputado Hamilton Pereira, que trabalha pela metropolização da região há 8 anos, participará do encontro.

Com base em estudos do Núcleo de Planejamento de Sorocaba (Nuplan), além de Sorocaba, a cidade-sede, outros 21 municípios já foram apontados com características e potenciais suficientes para integrarem a futura Região Metropolitana.

Este número, no entanto, pode aumentar ao longo dos debates que acontecerão durante a elaboração do projeto de lei que criará a RMS. No seminário desta sexta, por exemplo, deverão participar prefeitos de cidades que ficaram de fora da lista das 22 cidades até então marcadas para se metropolizarem. Sarapuí e São Miguel Arcanjo são duas delas.

“O seminário da FUA que acontece sexta e outros tantos encontros que virão serão fundamentais para que possamos construir uma proposta substancial, bem embasada e que contemple todos os municípios que tenham de fato vocação para integrar a nossa Região Metropolitana”, diz Hamilton.

Importância da ‘metropolização’ para o desenvolvimento

Hamilton Pereira, autor do projeto de lei apresentado na Assembleia Paulista em 2005, diz que a formação da RMS é de extrema importância para o fortalecimento de toda a região e não apenas de um município isolado. Ele cita a melhoria da mobilidade urbana com exemplo de política pública que beneficiaria os moradores de toda uma região integrada.

Para reforçar a tese da importância da ‘metropolização’, Hamilton fala da liberação de dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1 e 2) do Governo Federal. “De todos os recursos disponibilizados pelo PAC até o momento, 60%, algo em torno de R$ 63 bilhões, foram destinados às regiões metropolitanas”.

Além de facilitar a captação de mais recursos do Governo Federal e Governo Estadual, a ‘metropilização’ da região de Sorocaba facilitará a implantação de políticas públicas regionais integradas em prol do meio ambiente, da educação, do transporte públio, da saúde e de diversas outras áreas.

Região forte e diversificada

A Região Metropolitana de Sorocaba, que o governo do Estado promete criar até 2014, nascerá forte e representativa. Serão no mínimo 22 municípios; 1,7 milhão de pessoas e um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 42 bilhões.

Ela ainda nasce diversificada, cujos municípios apresentam diversos perfis econômicos, como industriais, agrícolas, turísticos e outros.

Municípios já relacionados:

Alumínio -Araçariguama
Araçoiaba da Serra – Boituva Capela do Alto – Cerquilho
Ibiúna – Iperó – Itu – Jumirim
Mairinque – Piedade
Pilar do Sul – Porto Feliz – Salto
Salto de Pirapora – Sorocaba
São Roque – Tapiraí – Tatuí
Tietê – Votorantim

Municípios a serem relacionados:
São Miguel Arcanjo
Sarapuí e outros

Evento: Seminário de Desenvolvimento Regional: Conceitos, Desafios e Impactos no Contexto da Macrometrópole

Local: Auditório externo da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2.800 – Alto da Boa Vista.

Quando: Sexta-feira, dia 9, das 9h às 13h.

Público: convidados e imprensa

tags
assembleia paulista Deputado desenvolvimento evento fua Hamilton Pereira Imprensa SMetal metropolizaçao nucleo de planejamento de sorocaba região metropolitana de sorocaba rms seminario
VEJA
TAMBÉM