Busca
Busca
Transparência

Ministério da Justiça notifica sete maiores bancos do País sobre pacotes de serviços

As instituições terão prazo de até dez dias para apresentar os documentos que demonstram o cumprimento da resolução do CMN. Entre as instituições estão: o HSBC, o Bradesco e o Itaú

ABCD Maior

Os sete maiores bancos do País terão de prestar esclarecimentos ao Ministério da Justiça sobre o oferecimento e a padronização de pacotes de produtos e serviços básicos. O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) notificou as instituições financeiras com base na resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional) que regulamenta o assunto.

Foram notificados o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco, o Itaú, o HSBC, o Santander e o Citibank. As instituições têm até dez dias para apresentar os documentos que demonstram o cumprimento da resolução do CMN.

De acordo com o Ministério da Justiça, a pasta não chegou a receber denúncias de descumprimento da nova regra. O DPDC quer apenas verificar se a exigência está sendo respeitada e de que forma os bancos se ajustaram à norma.

Desde o dia 1º, os bancos são obrigados a oferecer quatro pacotes padrão aos correntistas, um pacote mínimo de serviços gratuitos, exigido desde 2010, e três novos pacotes padronizados associados a contas de depósito. O cliente também pode contratar serviços individuais à parte. A medida, informou o Ministério da Justiça, tem como objetivo ampliar a transparência e facilitar a comparação de tarifas entre os serviços bancários.

tags
banco do brasil bancos bradesco Caixa Econômica Federal citybanck hsbc imprensa itau santander
VEJA
TAMBÉM