Dezesseis centrais sindicais e movimentos sociais de Sorocaba realizam nesta quinta-feira, dia 11, manifestações locais relacionadas ao Dia Nacional de Luta, que prevê greves e mobilizações em todo o país.
Em Sorocaba, os organizadores preveem mobilizações e atos públicos em vários locais durante todo o dia e concentração dos manifestantes na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, às 17 horas.
O objetivo é destravar a pauta da classe trabalhadora no Congresso Nacional e nos gabinetes dos ministérios, além de construir e impulsionar a pauta que veio das ruas nas manifestações realizadas em todo o Brasil nas últimas semanas. “Exigimos de todas as instâncias do poder público medidas para aprovar e por em prática as nossas reivindicações que constam da pauta trabalhista”, afirmam os organizadores em uma publicação em que convoca trabalhadores e população em geral pra saírem às ruas neste dia 11.
Participam do Dia Nacional de Luta em Sorocaba os sindicatos filiados às centrais sindicais CUT, Força Sindical, CTB, CSB, Conlutas, Intersindical, Nova Central e UGT. Também fazem parte da coordenação local diversos movimentos sociais como o Levante Popular da Juventude, ContraCatraca, Fórum Social Sorocaba e DCE da Uniso.
Pauta dos trabalhadores
– Fim do Fator Previdenciário;
– Jornada de 40 horas semanais, sem redução salarial;
– Reajuste digno para os aposentados;
– Mais investimentos em saúde, educação e segurança, sendo 10% do PIB para educação pública e 10% do Orçamento da União para a saúde pública;
– Transporte público de qualidade e por um plano municipal de mobilidade urbana;
– Fim do Projeto de Lei 4330, que amplia a terceirização;
– Reforma Agrária e Reforma Urbana;
– Pela democratização da mídia
– Reforma Política – Plebiscito já!
– Fim dos leilões do petróleo.