Busca
Busca
Comunicação

CUT faz coleta de assinaturas por uma lei de mídia democrática

Teve inicio nesta sexta, 14, a coleta de assinaturas para projeto de lei de iniciativa popular que visa promover a cultura, a pluralidade e diversidade de ideias, através da democratização da mídia

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
O projeto também inclui a criação de limites de tempo para publicidade em concessões públicas de mídia

O projeto também inclui a criação de limites de tempo para publicidade em concessões públicas de mídia

A subsede regional da CUT, juntamente com os sindicatos filiados à central na região e o Partido dos Trabalhadores deram início nesta sexta-feira, dia 14, em Sorocaba, à campanha de coleta de assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular que pretende democratizar a comunicação no Brasil. O primeiro ato foi realizado durante a manhã, na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro.

Em três horas de coleta, a campanha recebeu 519 assinaturas de apoio à iniciativa. “A população recebeu muito bem a campanha e tem apoiado a iniciativa, pois parte da sociedade já entende que termos o direito de ter mais pluralidade e diversidade na mídia brasileira”, afirmou Márcia Regina Gonçalves Viana, secretária de comunicação da CUT na região de Sorocaba e presidente do Sindicato dos Trabalhadores no vestuário.

O objetivo da campanha nacional, que tem apoio de dezenas de entidades de classe e movimentos sociais, é recolher 1,3 milhão de assinaturas para que o projeto seja protocolado na Câmara Federal. “Mais do que recolher assinaturas, esse ato tem a importância de dar visibilidade ao tema para que, então, a sociedade participe do debate”, acrescenta Márcia. “Acreditamos que a coleta vai aumentar muito mais a hora em que levarmos os formulários para as sedes dos sindicatos e, principalmente, aos trabalhadores nos seus locais de trabalho”, complementa.

De acordo com Márcia, a meta é coletar 25 mil assinaturas na região da subsede da CUT de Sorocaba.

Pluralidade e diversidade

Entre as propostas do projeto de lei estão a regulamentação da Constituição para promover a cultura, a pluralidade e a diversidade de ideias e a garantia de produção de conteúdos regionais com profissionais locais.
O projeto também inclui a criação de limites de tempo para publicidade em concessões públicas de mídia; o aumento de canais públicos de comunicação e o combate ao monopólio no setor.

Um novo ato para coletas de assinaturas para o projeto está marcado para a próxima sexta-feira, dia 21, novamente na praça Coronel Fernando Prestes.

Coleta de assinaturas, na praça Coronel Fernando Prestes, em Sorocaba, para projeto de lei de iniciativa popular que pretende democratizar mídia (Foto: Foguinho/ Imprensa SMetal)

Em três horas de coleta, a campanha recebeu 519 assinaturas de apoio à iniciativa (Foto: Foguinho/ Imprensa SMetal)

tags
assinaturas coleta de assinaturas Comunicação cut democratizaçao de midias lei lei de midia midia democratica pluralidade praça coronel fernando prestes projeto Projeto de Lei Sorocaba
VEJA
TAMBÉM