Busca
Busca
Paralisação

Metalúrgicos da Toyota podem entrar em greve a partir de quinta

Caso a empresa não melhore sua proposta de Programa de Participação nos Resultados (PPR) aos trabalhadores, o Sindicato tem respaldo legal para liderar uma paralisação por tempo indeterminado

Imprensa SMetal
Paulo Andrade
Cerca de 400 trabalhadores da Toyota lotaram o auditório do SMetal no último sábado para definir os encaminhamentos sobre o PPR na fábrica

Cerca de 400 trabalhadores da Toyota lotaram o auditório do SMetal no último sábado para definir os encaminhamentos sobre o PPR na fábrica

O Sindicato dos Metalúrgicos protocolou um aviso de greve na Toyota nesta segunda-feira, dia 10. Após esse protocolo, caso a empresa não melhore sua proposta de Programa de Participação nos Resultados (PPR) aos trabalhadores, o Sindicato tem respaldo legal para liderar uma paralisação por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira, dia 13.

O problema no PPR da Toyota é o valor, que, após várias negociações, não chegou nem à metade daquilo que os trabalhadores consideram o mínimo aceitável. “É inadmissível que uma montadora de veículos como a Toyota ofereça um PPR menor até do que as fabricantes de autopeças vêm pagando na região”, afirma Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato.

Os valores das propostas de PPR não são divulgados pelo Sindicato para não prejudicar as negociações, que estão em andamento.

Plenária decidiu

A decisão de protocolar o aviso de greve foi tomada durante plenária realizada na sede do Sindicato na manhã de sábado, 8, da qual participaram cerca de 400 trabalhadores da Toyota.

Após o aviso de greve, a Toyota chamou o Sindicato para novas rodadas de negociações, marcadas para terça e quarta-feira, dias 11 e 12. O resultado dessas reuniões, com participação da comissão interna, será avaliado pelos trabalhadores em assembleia, possivelmente na manhã de quinta, dia 13.

A Toyota em Sorocaba tem cerca de 1.500 funcionários e foi inaugurada em agosto de 2012.

Plenária realizada na sede do Sindicato na manhã de sábado, dia 8, da qual participaram cerca de 400 trabalhadores da Toyota (Foto: Paulo Rogério)

tags
a partir de quinta carros etios fabricante folha 712 greve Metalúrgicos paralisação toyota
VEJA
TAMBÉM