O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM), Paulo Cayres, participou, como convidado, da reunião da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região na manhã de segunda-feira, dia 10. O dirigente nacional relatou as prioridades de atuação da CNM para os próximos meses e disse que a Confederação está à disposição da entidade em Sorocaba para as lutas sindicais e sociais prioritárias.
Cayres disse que a participação dos metalúrgicos da CUT em fóruns nacionais sobre desenvolvimento, como o Brasil Maior e o Inovar Auto, tem contribuído muito para que o governo Dilma tenha sucesso em suas políticas de incentivo à produção e à geração de empregos. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba está entre os que participam formalmente do Plano Brasil Maior.
O dirigente também afirmou que uma das principais bandeiras da CNM é a implantação do Contrato Coletivo Nacional dos Metalúrgicos, que pode reduzir as desigualdades de salários e direitos sociais da categoria entre as diversas regiões do país.
Negociações locais
Paulo Cayres também afirmou que o Sindicato em Sorocaba conta com o apoio da CNM inclusive para negociações pontuais, como a participação nos resultados na Toyota, que pode resultar em uma paralisação da fábrica esta semana. “Se a empresa se mostrar intransigente, se recusar a valorizar os trabalhadores e não respeitar o Sindicato, a saída é a greve mesmo”, afirmou (Leia sobre o PPR na Toyota na pág. 3).