Busca
Busca
Política

Câmara aprova convênio para criação da UPH da Zona Leste

A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou nesta segunda, dia 3, em sessões extraordinárias, o convênio entre prefeitura e o Banco de Olhos de Sorocaba para criação da Unidade Pré-Hospitalar

Imprensa SMetal

A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou nesta segunda-feira, dia 3, em sessões extraordinárias, o convênio entre prefeitura e o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) para criação da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Leste.

A UPH vai ser instalada em um prédio, já pertencente ao BOS, que fica no final da avenida Nogueira Padilha (próximo ao acesso à Raposo Tavares), no Jardim Prestes de Barros.

O projeto de lei autoriza a prefeitura a repassar R$ 7.742.402,70 ao Banco de Olhos de Sorocaba, no exercício de 2013, e R$ 23.227.208,52, com o objetivo de implantar, estruturar, operacionalizar e gerenciar UPH.

A proposta do Executivo recebeu seis emendas, todas apresentadas pelo vereador Izídio de Brito (PT).

Nas sessões desta segunda-feira, o líder do governo, vereador Paulo Mendes (PSDB), pediu a aprovação em bloco das seis emendas do vereador Izídio de Brito (PT), pelo fato de o Executivo concordar com todas elas.

Uma das emendas estabelece que o convênio da Prefeitura com o Banco de Olhos de Sorocaba para criação da Unidade Pré-Hospitalar terá prazo de 18 meses, podendo se estender até 36 meses, desde que haja parecer favorável da Comissão de Avaliação e Acompanhamento. Outra emenda estabelece que o BOS deverá implantar serviço de ouvidoria para atender as reclamações dos usuários do serviço.

Fiscalização e transparência

As outras quatro emendas de Izídio de Brito visam fortalecer o trabalho de fiscalização da Câmara Municipal, estabelecendo as seguintes normas: o BOS deverá enviar à Câmara Municipal o quadro de funcionários da Unidade Pré-Hospitalar e cópias de seus cartões de ponto; qualquer modificação contratual deverá ser submetida à Casa; a Comissão Técnica de Acompanhamento deverá enviar à Câmara relatório trimestral sobre cumprimento de metas; e o BOS deverá enviar à Câmara relatório mensal detalhado de suas atividades.

Falta de debate

“Sorocaba tem deficiência no atendimento da saúde. E se o BOS não prestar bom atendimento, como ocorreu em outras cidades, devemos alterar esse convênio”, afirmou Izídio.

O parlamentar lamentou não ter sido feita uma audiência
pública para debater o convênio e afirmou que há um “cartel na saúde de Sorocaba, que precisa ser quebrado”. Durante a sessão, Izídio também leu a carta de um membro do Conselho Municipal de Saúde, Eduardo Luiz Vieira, criticando o convênio, que, segundo o conselheiro, resolve os problemas do BOS, mas não os da saúde em Sorocaba.

tags
aprovaçao da criaçao banco de olhos de sorocaba bos câmara prefeitura saúde unidade pre hospitalar uph zona leste
VEJA
TAMBÉM