Diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) receberam nesta segunda e terça-feira, dias 4 e 5 de novembro, o segundo módulo de formação de monitores da Rede Vida Viva. O objetivo é capacitá-los na promoção da saúde e segurança do trabalhador no chão de fábrica.
A programação do encontro contou com debates sobre a prevenção de acidentes e direitos que, ao serem conquistados, beneficiam a saúde do trabalhador, como a redução da jornada de trabalho.
O diretor executivo do SMetal e responsável pela pasta de saúde da entidade, Antônio Welber Filho (Bizu), explica que os participantes farão um mapeamento de riscos no local de trabalho, a partir da realidade das fábricas.
“A metodologia que usamos visa estimular uma reflexão sobre a vida e o trabalho”, conta o diretor. Ele reforça, ainda, que a proposta da atividade é preparar o Sindicato para que cumpra seu papel político e social na defesa dos direitos da categoria.
Sobre a Rede Vida Viva
A Rede Vida Viva é uma organização internacional que reúne sindicatos de diversas categorias no Brasil e outros países, como Colômbia, Moçambique e, mais recentemente, o Canadá. A iniciativa busca fortalecer a organização dos trabalhadores em defesa da vida, da saúde e dos empregos, através de métodos e ferramentas que priorizam a participação e valorizam o saber das trabalhadoras e trabalhadores.
A partir disso, a Plataforma Brasil reúne representantes de cada estado para planejar e organizar as ações da Rede Vida Viva em âmbito nacional e internacional, considerando cada momento conjuntural e o papel do movimento sindical.
Confira as fotos da atividade