Neste ano, a Campanha Natal sem Fome, que será lançada nesta quarta-feira, 30, também receberá a doação de livros, além de alimentos não perecíveis e contribuições financeiras.
A iniciativa, que completa 30 anos em 2024, tem como objetivo denunciar a fome e nutrir o Natal de famílias em situação de vulnerabilidade na região de Sorocaba que, muitas vezes, não têm o que comer.
Realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), em parceria com o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), a Campanha aproveita a solidariedade estimulada durante o período natalino para arrecadar doações.
O presidente do SMetal, Leandro Soares, convida a população de Sorocaba a se engajar na Campanha deste ano.
“Em 2023, beneficiamos mais de 10 mil pessoas em nossa região e, neste ano, queremos superar esta marca. Neste Dia Nacional do Livro, reafirmamos nosso compromisso com os sonhos da população”, afirma o presidente.
Para o presidente do BAS e secretário de administração e finanças do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento, a leitura transforma vidas, pensamentos e capacita a pessoa para lutar.
“Lutar por uma vida digna, com direitos, pela superação da miséria, por um mundo mais justo. A Campanha Natal sem Fome luta contra todas as ‘fomes’, seja a fome de alimentos, seja a fome de conhecimento”, completa Tiago.
Lembrando que não serão aceitos livros didáticos, paradidáticos, de curso de idiomas, romances sexualizados ou livros religiosos.
As doações podem ser destinadas à sede do SMetal, que fica localizada na Rua Julio Hanser, 140, Lageado.
Dia Nacional do Livro
Nesta terça-feira, 29, é comemorado o Dia Nacional do Livro. A data foi escolhida em homenagem ao dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1810. Foi nessa época que o Brasil recebeu seu primeiro acervo, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil.
Segundo a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, Itaú Cultural e IBOPE Inteligência, com dados de 2019, o brasileiro tem uma média anual de 4,96 livros lidos por habitante.
Em 2023, um livro no Brasil custou R$46, em média, de acordo com a Nielsen BookScan.
*Com informações do Brasil Escola