Os trabalhadores do Grupo Vimax poderão folgar de forma ininterrupta no fim do ano, após aprovação de acordo negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), em assembleia realizada na quinta-feira, 17.
O acordo aprovado troca os dias 9 (sábado) e 20 (quarta-feira) de novembro, que seriam dias em que os trabalhadores ficariam em casa, pelo descanso nos dias 23 e 30 de dezembro.
Desta forma, os trabalhadores terão dez dias de folga no fim do ano: cinco na semana do Natal e cinco na semana do Ano Novo.
Os metalúrgicos poderão folgar entre os dias 21 e 25 de dezembro, trabalham nos dias 26 e 27, e depois ficam em casa novamente entre 28 de dezembro e 1º de janeiro.
Acordos como este são negociados pelo SMetal para que os descansos com o maior tempo possível, para que o trabalhador possa se organizar para momentos de lazer, estar com a família, entre outras formas de aproveitar os dias de folga.
O Grupo Vimax, que agrega a VMX, a VTL e a Promisa, atua com o manuseio e produção de materiais de aço e borracha e fica localizado em Piedade.
Outros acordos
Em junho deste ano, os metalúrgicos do Grupo Vimax conquistaram um acordo de Programa de Participação nos Resultados (PPR), referente a 2024, que pode chegar a 12% de reajuste em relação ao ano anterior.
O Grupo Vimax é representado pelo Grupo 8 nas negociações coletivas da Campanha Salarial, junto à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP). Neste ano, quem nessas fábricas já estão contemplados por reajustes salariais de 4,95%, que repõe a inflação acumulada desde a última data-base da categoria e garante 1,2% de aumento real. Além disso, cláusulas sociais que ampliam os direitos da categoria também foram firmadas.