Busca
Negociação

Atlanta: metalúrgicos aprovam acordos de reajuste nos salários e PPR

Vale-alimentação na empresa também teve aumento; acordo foi negociado pelo SMetal

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A Atlanta tem em torno de 100 trabalhadores e fica na Zona Industrial de Sorocaba.

Diversos acordos foram aprovados em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira, 20, na Atlanta. Os trabalhadores aprovaram um aumento nos salários, um acordo de Programa de Participação nos Resultados (PPR) e um reajuste no vale-alimentação.

O PPR, que é referente a 2024, deve ser pago em dezembro, em parcela única, e não está atrelado a metas, garantindo que os trabalhadores recebam o valor integral estabelecido no acordo. Além disso, o aumento real nos salários foi garantido e o vale-alimentação sofreu um reajuste de 12%.

O diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), responsável pelas negociações com a fábrica, Francisco Lucrécio Saldanha, ressalta a importância dos trabalhadores fortalecerem o Sindicato para que novos benefícios sejam conquistados.

“Esses acordos não são garantidos por lei e dependem da negociação sindical. Por isso, é fundamental que a categoria esteja sempre unida e fortalecendo o Sindicato, por meio da associação”, afirma o diretor.

A Atlanta tem em torno de 100 trabalhadores e fica na Zona Industrial de Sorocaba.

Leia mais: Saiba se você paga Imposto de Renda sobre o PPR

Campanha Salarial 2024

O reajuste conquistado pelos trabalhadores da Atlanta envolve a reposição da inflação, que acumulou em 3,71% entre setembro de 2023 e agosto deste ano, somado a um aumento real. Isso significa que, além de recuperar o poder de compra dos trabalhadores perdido desde a última data-base da categoria, o reajuste garante uma ‘folga’ no bolso do trabalhador nos próximos meses, com a inflação controlada.

Além disso, foram conquistadas cláusulas sociais que ampliam os direitos da categoria, como estabilidade para quem está em vias de se aposentar e auxílio-creche, por exemplo.

A Atlanta é representada pelo antigo Grupo 10 nas negociações coletivas junto à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), que não dialoga com a entidade sindical desde 2017. Portanto, o SMetal busca as empresas deste grupo individualmente para celebrar acordos de reajuste salarial.

Apesar disso, mais de 88% dos mais de 47 mil metalúrgicos representados pelo SMetal já foram contemplados com reajustes nos salários, em sua maioria por meio de Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs). Esta foi a primeira Campanha Salarial da história que a maior parte da categoria teve seus reajustes garantidos antes da data-base, que é em 1º de setembro.

Veja as fotos da assembleia

Atlanta: metalúrgicos conquistam diversos acordos
Foguinho/Imprensa SMetal
tags
Atlanta aumento real Benefícios campanha salarial 2024 negociação PPR vale-alimentação
VEJA
TAMBÉM