Busca
Busca
EVENTO

SMetal recebe comemoração de 80 anos da Justiça do Trabalho de Sorocaba

Evento foi realizado nesta terça-feira, 27, e contou com centenas de autoridades do ramo, advogados e dirigentes sindicais

Imprensa SMetal
Mattheus da Silva/Imprensa SMetal

“Não existe Justiça do Trabalho sem sindicato”, afirma presidente do SMetal, Leandro Soares

A sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) recebeu nesta terça-feira, 27, o evento “Há décadas unindo forças pelos direitos dos trabalhadores”, em comemoração aos 80 anos da criação da Justiça do Trabalho de Sorocaba. O encontro reuniu centenas de autoridades do ramo, advogados e dirigentes sindicais, que assistiram a dois painéis de discussão realizados.

O primeiro painel contou com a participação de Imar Rodrigues, coordenador do Departamento Jurídico do SMetal; João Alberto Alves Machado, desembargador do TRT-15; e Ana Maria Espí Cavalcanti, juíza aposentada do TRT da 3ª Região. Já a segunda mesa de discussão reuniu Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do Sesi; Lorival Ferreira dos Santos, desembargador aposentado; e Leandro Soares, presidente do SMetal.

A Vara do Trabalho de Sorocaba é hoje ligada ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT) de Campinas, do qual a Comarca de Sorocaba pertence. O desembargador Samuel Hugo Lima, presidente do TRT da 15ª Região, explicou durante o evento que a função da Justiça do Trabalho é “solucionar os problemas entre empregados e empregadores”, mas que nem sempre isso tem agradado. “Alguns acham que a Justiça do Trabalho tem sido usada para criar direitos demais, mas o nosso papel é exatamente fazer cumprir o que está na legislação”, disse.

O desembargador também fez uma reflexão: “será que a Justiça do Trabalho continua sendo importante para o Brasil?”. “Eu tenho certeza que sim. Nós encontramos até hoje, no nosso Brasil, trabalho escravo. Nós encontramos, ainda, descumprimento de direitos trabalhistas”, afirmou.

Já Leandro Soares, presidente do SMetal, destacou que é muito gratificante para a entidade receber uma cerimônia tão importante quanto o evento em comemoração aos 80 anos da Justiça do Trabalho. “Isso demonstra esse compromisso que o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região vem, ao longo de muito anos, realizando e contribuindo para que a gente possa diminuir as divergências e o conflito existente entre capital e trabalho”, disse. Ele completa: “Não existe Justiça do Trabalho sem sindicato”.

Além dos painéis, durante o evento foi realizado a pré-venda do livro “80 anos da Justiça do Trabalho de Sorocaba – celebrando o passado, vivenciando o presente, construindo o futuro”, que conta com artigos de Imar e do economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) subseção Sorocaba, Felipe Duarte.

Confira a galeria de fotos do evento:

80 anos da Justiça do Trabalho de Sorocaba
Foguinho e Mattheus da Silva/Imprensa SMetal

tags
Justiça do trabalho
VEJA
TAMBÉM