De fábrica em fábrica

VMX, VTL e Promisa: Trabalhadores aprovam reajuste salarial de 6,14%

Além do reajuste, também foi aprovado em assembleia a renovação da CCT e proposta de troca de dias; fique por dentro da negociação

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Divulgação

SMetal representa as três empresas que ficam localizadas em Piedade, uma das 13 cidades que fazem parte do território de atuação do Sindicato

Durante assembleia realizada na última quarta-feira, 1º, os trabalhadores das empresas VMX, VTL e Promisa, em Piedade, aprovaram uma proposta de reajuste salarial de 6,14% negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

O percentual apresenta a reposição da inflação de 4,06% além de aumento real. Na próxima semana, eles devem receber o salário já corrigido e os recursos financeiros retroativos a data-base, em 1º de setembro deste ano.

Outro ponto de aprovação foi a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), um importante instrumento na proteção dos direitos sociais dos trabalhadores.

“As Convenções são o resultado das nossas lutas. Elas não apenas estabelecem salários e benefícios, mas também definem condições de trabalho, horas de descanso, segurança no ambiente laboral e diversos outros aspectos que impactam diretamente as nossas vidas”, afirma Márcio José Leite de Oliveira (Biriba), membro do Comitê Sindical de Empresa (CSE), no grupo.

Feriado

Além da Campanha Salarial, outro tópico colocado para votação foi uma troca de dias. Os trabalhadores irão trabalhar no feriado do dia 15 de novembro (Proclamação da República), para que possam folgar na sexta-feira, dia 17.

Desta forma, eles terão mais tempo em casa com a família já que folgarão de sexta-feira, até segunda-feira, 20, no feriado da Consciência Negra. Essa proposta, construída pela direção do SMetal, também foi aprovada durante a assembleia realizada nesta semana.

aumento Campanha Salarial promisa reajuste salarial salário VMX VTL