Na manhã desta quarta-feira, 9, os trabalhadores da Fratelli, empresa localizada em Araçariguama, aprovaram a proposta de Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2024 e 2025, em negociação conduzida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
O benefício aprovado deve ser pago em parcelas, sendo duas relativas ao PPR de 2024: a primeira em 30 de outubro de 2024 e a segunda em 30 de abril de 2025. Já as parcelas do PPR de 2025 serão pagas entre 30 de outubro de 2025 e 30 de abril de 2026, com o valor corrigido pelo INPC acumulado até setembro de 2025.
Wagner Bueno (Sorveteiro), dirigente sindical responsável pelas negociações na Fratelli, destacou a importância do acordo de dois anos: “Esse é um marco importante, resultado de muita persistência nas mesas de negociação. A aprovação do PPR para 2024 e 2025, com critérios claros e justos, reafirma a força da união e da luta dos trabalhadores da Fratelli”, afirmou.
A negociação segue os critérios estabelecidos e aprovados pela própria categoria, reforçando o comprometimento do sindicato com os direitos dos trabalhadores.
Bueno também ressaltou a relevância da organização no local de trabalho e da participação ativa da categoria: “O SMetal reforça o papel da mobilização nas conquistas. Com a união de todos, garantimos mais esse avanço para os trabalhadores da Fratelli”.
Outros avanços
O SMetal tem se destacado por avanços nas condições de trabalho na Fratelli. Entre os benefícios já conquistados pelos metalúrgicos estão o desjejum e o almoço fornecidos na fábrica, acordos de compensação de horas e a inclusão de cestas básicas, além dos resultados da Campanha Salarial de 2023.
A Fratelli, representada pelo Grupo 2 nas negociações coletivas, teve a Convenção Coletiva renovada por dois anos, com a reposição integral da inflação acumulada na data-base, resultando em um aumento de 4,95% nos salários.
“Esse acordo reforça o compromisso do SMetal em garantir melhorias para a categoria, tanto no presente quanto no futuro”, finaliza Bueno.