Crescimento

Vereador quer ampliar participação social em Plano Diretor

Foguinho

Na segunda-feira, dia 5, foi realizado no Paço Municipal de Sorocaba uma audiência pública de apresentação do esboço da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Físico e Territorial da cidade.

O projeto, que precisa de aprovação da Câmara, foi elaborado pela Secretaria de Habitação e Urbanismo, e é responsável por definir, entre outros aspectos, a forma e os rumos do crescimento de Sorocaba nos próximos anos.

De acordo com a revisão proposta, a área central da
cidade, por exemplo, seria ampliada enquanto a zona rural diminuída.

O anúncio foi feito de forma superficial e, a partir de agora, a sociedade civil pode encaminhar propostas e sugestões até 19 de novembro pelo endereço eletrônico [email protected].

A segunda audiência pública está prevista para 21 de novembro, às 9h, na Câmara de Vereadores. As propostas de mudanças apresentadas pela população serão analisadas pela comissão responsável pelo processo de revisão.

Mais participação

Visando dar mais possibilidade de participação da sociedade civil ao tema, o vereador Izídio de Brito (PT) protocolou requerimento na Câmara, pedindo prorrogação do prazo e realização de novas audiências, em cinco regiões da cidade. “Esse é um dos projetos mais importantes da cidade, porque seus efeitos terão consequência direta, positiva ou negativa, na vida de todos os moradores.

Portanto, é fundamental que mais gente possa entender o que está em jogo e opinar sobre a construção do futuro da nossa cidade”, afirma Izídio.

Residências e indústrias

“Recebemos reclamações tanto de moradores quanto de empresários apontando falhas no Plano Diretor. A hora de tentar melhorar a configuração de Sorocaba nesse aspecto é agora”, recomenta Izídio.

Como exemplos de falhas no plano diretor, o vereador cita casos de galpões construídos em áreas residenciais no Éden. Ao mesmo tempo, diretores de empresas denunciam exploração irregular do setor imobiliário em zonas industriais. “Esses e outros casos podem e devem ser bem regulamentados, se bem discutidos, pelo Plano Diretor”, explica Izídio.

cidade desenvolvimento paço municipal plano diretor revisão territorial