Busca
Direitos Humanos

Vannuchi é eleito para Comissão Interamericana da OEA

O ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SDH) do governo Lula, Paulo Vannuchi, foi eleito na quinta-feira, dia 6, para compor a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH)

Imprensa SMetal
Foguinho
Formado em jornalismo e com mestrado em ciência política, Paulo de Tarso Vannuchi, de 63 anos, sempre atuou em defesa dos diretos humanos

Formado em jornalismo e com mestrado em ciência política, Paulo de Tarso Vannuchi, de 63 anos, sempre atuou em defesa dos diretos humanos

O ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SDH) do governo Lula, Paulo Vannuchi, foi eleito na quinta-feira, dia 6, para compor a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA). A Comissão Interamericana de Direitos Humanos é formada por sete membros e é uma das entidades do Sistema Interamericano de Proteção e Promoção dos Direitos Humanos nas Américas.

Paulo Vannuchi comandou a SDH entre 2005 e 2011, durante o governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em julho do ano passado, Vannuchi esteve no Sindicato dos Metalúrgicos, em Sorocaba, onde proferiu palestra aos dirigentes sindicais. À época, o ex-ministro atuava como assessor político da Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP). “Minha maior alegria como ministro foi a criação da Comissão da Verdade. A memória histórica é componente fundamental na construção da identidade social e cultural de um povo, e na formulação de pactos que as segurem a não repetição de violações de Direitos Humanos”, avaliou o ex-ministro em entrevista ao SMetal.

Na eleição da OEA, realizada nesta quinta, também foram eleitos os candidatos dos Estados Unidos, James Cavallaro, e o do México, José de Jesús Orozco Henríquez. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a eleição de Vannuchi à CIDH fortalece o compromisso do Brasil com o Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

Formado em jornalismo e com mestrado em ciência política, Paulo de Tarso Vannuchi, de 63 anos, sempre atuou durante na defesa e preservação dos direitos humanos. Paulista de São Joaquim da Barra, ele foi preso político durante o governo militar.

O ex-ministro foi o principal responsável pelo Programa Nacional de Direitos Humanos. Em 2010, Vannuchi defendeu que Lei de Anistia não se aplica aos torturadores. Atualmente é diretor do Instituto Lula e responsável pelo projeto do Memorial da Democracia. É também analista político da TVT e da Rádio Brasil Atual.

tags
Brasil Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) foi eleito O ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SDH) do governo Lula Organização dos Estados American paulo vannuchi
VEJA
TAMBÉM