Busca
Campanha

Vacinação começa no próximo sábado

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e paralisia infantil começa no próximo sábado e a expectativa é de vacinar mais de 11 milhões de crianças com até cinco anos em todo o País, inclusive

Jornal Cruzeiro do Sul
Divulgação

Vacinação começa no próximo sábado, dia 8

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e paralisia infantil começa no próximo sábado e a expectativa é de vacinar mais de 11 milhões de crianças com até cinco anos em todo o País, inclusive em Sorocaba, até o dia 28. As vacinas estarão disponíveis em todas as 31 Unidades Básicas de Saúde da cidade, durante os horários normais de funcionamento. A meta do Ministério da Saúde é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo para manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil.

Neste ano, o Dia D de Mobilização Nacional para a imunização será 22 de novembro. A vacina oral contra a poliomielite, responsável pela paralisia infantil, estará disponível para crianças de seis meses até cinco anos. Já a vacina tríplice viral, destinada à imunização contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a cinco anos. As vacinas continuarão disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde para que todas as fases da imunização sejam cumpridas.

Prevenção

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a infecção se dá, principalmente, por via oral. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. O Brasil está livre da poliomielite desde 1990.

Já os últimos casos de contágio autóctone de sarampo no país ocorreram em 2000 e, desde então, os casos registrados foram importados ou relacionados à importação. O sarampo é uma doença viral aguda, grave e altamente contagiosa. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. Os principais sintomas são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A única forma de prevenção é por meio da vacina

tags
crianças de 0 a 5 anos doença infecto contagiosa poliomielite sarampo saúde Sorocaba Vacinação
VEJA
TAMBÉM