Busca
Nota de Repúdio

Uma sociedade fundamentalmente racista se incomoda ao ver pretos no topo

Coletivo Racial Ubuntu, do SMetal, critica os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro, Vini Jr, em partida de futebol entre e Valência e Real Madrid, válida pelo campeonato “La Liga”

Coletivo Racial Ubuntu/SMetal

Vinicius Jr, jogador do Real Madrid, sofreu mais um ataque racista da torcida espanhola | Foto: Reprodução do Instagram de Vini Jr

Não bastasse os lamentáveis – e insuperáveis – períodos em que os europeus escravizaram, destruíram a cultura dos povos negros e se apropriaram dos seus símbolos e riquezas, ainda é comum que precisemos testemunhar pessoas negras serem violentadas em pleno século XXI.

O que assistimos neste domingo, 21, na partida entre Valência e Real Madrid foi apenas a ponta de um iceberg muito maior, que tem origem no pensamento racista e, também na impunidade. Já que a sociedade espanhola encara esses acontecimentos com desprezo e tenta, de várias formas, varrer para debaixo do tapete.

Não é a primeira vez que o jogador brasileiro, Vini Jr, é vítima de insultos racistas vindos das arquibancadas. Assim como não é a primeira vez em que, mesmo com tudo sendo televisionado, os organizadores da “La Liga”, o campeonato espanhol, não fazem nada para reverter a situação. Muito pelo contrário, tentam jogar a culpa desses ataques numa suposta personalidade “provocativa” de Vinicius, um jovem que dança quando marca gol, como se faz no futebol desde que o mundo é mundo.

Vinicius é vítima duas vezes. A primeira da sociedade racista e, a segunda, daqueles que deveriam o defender, mas se juntam ao coro discriminatório e endossam essas ações vexatórias. A mídia local, os diretores de futebol e a organização do campeonato em questão. Todos têm uma parcela de culpa.

Nós, do Coletivo Racial Ubuntu, do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), nos indignamos com essa situação como povo preto e como trabalhadores. Vinicius Junior estava no exercício de seu trabalho quando foi humilhado por “torcedores” das arquibancadas do estádio Mestalla. Vini é reflexo da juventude preta brasileira que luta, batalha e corre incansavelmente atrás dos seus objetivos. Como todo ser humano, merece respeito.

Coletivo Racial Ubuntu 
22 de Maio de 2023

“O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas”, Vini Jr, em tweet. 
tags
Coletivo Racial Discriminação Futebol Nota de Repúdio Racismo Ubuntu SMetal Violência no Futebol
VEJA
TAMBÉM