Busca
Mulher

Transtornos mentais já são a terceira principal causa de afastamento do trabalho

Levantamento realizado pela Previdência Social entre 2008 e 2010 mostra que os transtornos mentais, como depressão e estresse vêm crescendo entre a população adulta brasileira

Imprensa SMetal
Divulgação

Levantamento realizado pela Previdência Social entre 2008 e 2010 mostra que os transtornos mentais, como depressão, ansiedade e estresse vêm crescendo entre a população adulta brasileira e já respondem pela terceira principal causa de afastamento de trabalho no país. Essas doenças perdem apenas para as do sistema osteomuscular, como os casos de Lesão por Esforço Repetitivo (LER), e as lesões traumáticas.

Apesar do alto número de incidência dos transtornos mentais, o psicanalista sorocabano Ricardo Dih Ribeiro não descarta a possibilidade de o número de pessoas ser ainda maior, já que muitas das vítimas dessa “doença invisível”, por várias razões, acabam não buscando tratamento. “Acredito que possa ocorrer a subnofiticação, mais pelo fato das dificuldades de acesso aos serviços, aos bons profissionais e a inexistência de uma equipe multidisciplinar, do que simplesmente a vergonha da mulher em buscar a ajuda profissional”, afirma.

Por fim, o especialista alerta para a necessidade de atenção para qualquer mudança comportamental e a procura de profissionais para tratamento adequado. “Toda situação conflitante em que não conseguimos equacionar ao longo das nossas vidas, e isso inclui as pressões e estresses do mundo do trabalho, vão somando-se internamente. O não enfrentamento desse problema gera sintomas múltiplos desde ocorrências de transtornos psíquicos como transtornos físicos”, conclui Ribeiro.

tags
afastamento de trabalho doenças psiquicas estresse mulheres população brasileira trabalho exaustivo transtornos mentais
VEJA
TAMBÉM